Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Nova sede do IFCE é marco para ampliar crescimento
conteúdo

Notícias

Nova sede do IFCE é marco para ampliar crescimento

Estrutura administrativa, integrando diversos setores, permitirá mais avanços; solenidade de inauguração foi marcada por misto de sentimentos
última modificação: 16/08/2016 14h47
Servidores, autoridades e convidados prestigiaram a histórica inauguração da nova sede do IFCE (Foto: Bruno Leonardo)

Servidores, autoridades e convidados prestigiaram a histórica inauguração da nova sede do IFCE (Foto: Bruno Leonardo)

Num cenário misto de resgate histórico e de construção de planos para o futuro, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) inaugurou, na noite da última sexta, 12 de agosto, a nova sede administrativa do órgão no bairro Jardim América, em Fortaleza. Servidores, autoridades e convidados acompanharam uma solenidade diferenciada que foi bem além da entrega de uma estrutura, alcançando sentimento de meta cumprida e de consolidação de uma base ainda mais sólida para o crescimento da instituição.

Além da felicidade, do orgulho e do sentimento de meta cumprida, o agradecimento foi outro componente presente no discurso do reitor Virgílio Araripe durante a cerimônia. O titular do IFCE traçou uma linha do tempo, apontando passos marcantes da instituição, enaltecendo a participação ativa dos servidores, alunos e ex-alunos nesse processo de desenvolvimento. “A nova sede do IFCE é resultado do esforço de cada um e representa um marco para os servidores e estudantes”, descreveu.

O reitor citou números importantes, como 29 mil alunos, 2.900 servidores e 30 campi, e fez questão de destacar que o crescimento do IFCE também está representado em livros, novos cursos e vagas, capacitação, intercâmbio, conquistas. “Não somos apenas uma grande estrutura. Não somos só grande em, números, mas, principalmente, em qualidade”, frisou Virgílio Araripe, renovando a notícia de que o IFCE deve divulgar nas próximas semanas um edital com mais 600 vagas para servidores por meio de concurso.

Representando o governo do Estado, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, disse que o momento da entrega da nova sede do IFCE é emblemático, pois trata-se de uma entidade que “abre caminhos de oportunidades e conhecimento para uma grande parcela da comunidade, inclusive para as famílias que moram no entorno da reitoria”.

Para o secretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Combate à Fome do Município de Fortaleza, Cláudio Ricardo Gomes de Lima, ex-reitor do IFCE e que representava a prefeitura de Fortaleza na solenidade, a simbologia deste momento é muito forte. “O IFCE cresceu muito e precisava entregar à sociedade esse espaço que vai virar uma referência na cidade. Representa um avanço muito grande do ponto de vista administrativo”, avaliou.

Imagens da solenidade podem ser conferidas neste link.

Estrutura

A nova unidade administrativa, com 3,5 mil metros quadrados de área construída, inclui o prédio principal de três pavimentos, onde funcionarão a reitoria, pró-reitorias, departamentos, diretorias e assessorias, possibilitando um modelo mais integrado de gestão. Além do bloco principal, a estrutura, cujas obras tiveram início em dezembro de 2014, conta com um bloco de serviços, estacionamento para 174 vagas, praça e bicicletário. Um amplo espaço verde foi mantido, dando mais bem-estar ao ambiente externo dos prédios.

A sede também abrigará um memorial, com inauguração prevista para setembro, que será instalado em uma antiga e histórica edificação, ao lado do prédio da reitoria. O casarão está em processo de recuperação para acolher a história de 107 anos da instituição, desde sua primeira nomenclatura. A área total do terreno é de cerca de 19 mil metros quadrados, espaço cedido pela União ao IFCE e, anteriormente, utilizado pela Superintendência Federal de Agricultura.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria