Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Nota oficial - concursos públicos
conteúdo

Notícias

Nota oficial - concursos públicos

Comunicado

Progep esclarece sobre situação dos certames para técnicos e docentes do IFCE
última modificação: 04/02/2022 09h04

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas do IFCE (PROGEP) vem a público esclarecer sobre a necessidade, por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), de suspensão temporária da divulgação do resultado do concurso público.

A PROGEP informa que, desde o dia 14/12/2021, tem apurado detalhadamente todas as manifestações encaminhadas por meio da Ouvidoria, bem como pelas mídias sociais da instituição, a respeito dos concursos públicos do IFCE. Além disso, a PROGEP já notificou e recebeu respostas do IDECAN para grande parte das manifestações, além de ter realizado diversas reuniões com a empresa, no intuito de acompanhar e esclarecer os fatos relatados.

No entanto, desde o início do mês de janeiro, o IFCE tem recebido Notícias de Fato, oriundas do Ministério Público Federal, com questionamentos a respeito dos concursos públicos. As Notícias de Fato surgiram quando o IFCE já tinha conhecimento de boa parte dos resultados das apurações preliminares. Contudo, notadamente por recomendação da Notícia de Fato nº 1.15.000.003041/2021-11, o IFCE solicitou ao IDECAN a suspensão da publicação de resultados de ambos os editais, até que a análise do mérito das manifestações seja concluída pelo MPF.

É importante ratificar que o recebimento da Notícia de Fato não foi a causa primeira do atraso na divulgação dos resultados preliminares. Conforme justificativa apresentada pelo IDECAN, o atraso ocorreu devido ao adoecimento, por COVID-19, de membros das bancas das provas de conhecimentos gerais, o que impactou a análise dos recursos às questões e a consequente divulgação dos resultados preliminares.

Com base no exposto, o IFCE informa que está prestando todas as informações devidas ao MPF, com o compromisso de ambas as instituições de que os fatos sejam apurados com a maior brevidade possível. Ratificamos que, somente após a apuração integral dos fatos, será autorizada a divulgação dos resultados preliminares, do novo cronograma e o prosseguimento para as etapas subsequentes do certame. Dessa forma, o IFCE reitera seu compromisso em colaborar integralmente com todas as solicitações do MPF, garantindo a transparência e a lisura do certame.

Tendo total ciência dos contratempos gerados, a PROGEP compreende a insatisfação dos candidatos, mas reforça que está trabalhando diariamente para garantir a continuidade das etapas subsequentes do certame com a maior brevidade possível.