Notícias
Mulheres Mil é retomado e tem atividades iniciadas
Na manhã desta terça-feira (05/09), teve início a Oficina de Formação do Programa Mulheres Mil, voltada para os gestores do programa no Instituto Federal do Ceará (IFCE). A abertura do evento se deu com acolhida e dinâmica de reflexão com os participantes sobre questões que envolvem vulnerabilidade e inclusão social, temas centrais do Mulheres Mil, programa do Governo Federal que foca no acesso à educação para a redução de desigualdades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O evento tem como objetivo a capacitação de cerca de 50 servidores selecionados para as funções de supervisor pedagógico e de apoio administrativo acadêmico do programa, o qual será executado em 24 campi do IFCE. As atividades da oficina seguem até o fim do dia e marcam o início da execução do Mulheres Mil na instituição, cuja programação prevê um momento de multiplicação sobre aspectos metodológicos do programa quanto ao acesso, à permanência e ao êxito das estudantes a serem atendidas.
Segundo a servidora Maria Denise Nunes, uma das responsáveis pela coordenação geral do Mulheres Mil no IFCE, “serão repassadas informações fundamentais para a compreensão do acesso das mulheres ao programa, referentes ao perfil das beneficiadas e à compreensão da condição de vulnerabilidade social delas. Também vamos evidenciar as ações e prol da permanência das educandas, com a efetiva adesão delas ao programa, a partir de um apoio multidisciplinar e de acompanhamento”.
Fora isso, Denise explica, ainda, a importância em torno do êxito das mulheres assistidas a partir das parcerias entre o IFCE e diversos órgãos do governo, no sentido de acolher essas mulheres para o êxito durante e, principalmente, após o curso. “Garantir o êxito delas é sinônimo de inclusão no mercado de trabalho e na sociedade. Vamos esclarecer toda a filosofia que envolve o Mulheres Mil para os participantes da oficina, para que a mobilização e o envolvimento de todos sejam feitas de forma integral”, diz.
Juntamente com João Narclécio Fernandes, servidor que também representa a coordenação do Mulheres Mil no IFCE, foi proferida a palestra “Formação dos aspectos metodológicos do Programa Mulheres Mil: acesso, permanência e êxito”, como resultado da participação na capacitação realizada no final de julho, em Brasília, pelo Ministério da Educação (MEC), com aos profissionais das instituições da Rede Federal contempladas com vagas na primeira chamada do programa.
Programa Mulheres Mil
O programa Mulheres Mil foi instituído, nacionalmente, em 2011, resultado de ação de mesmo nome implementada, em 2007, pelo Ministério da Educação (MEC), o qual foi retomado neste ano de 2023, por meio da portaria publicada em abril. Na chamada nacional, o IFCE alcançou todas as 720 vagas pleiteadas nos projetos submetidos, o que, para Narclécio, “é uma clara demonstração do êxito e do envolvimento de todos no propósito maior do programa no sentido de promover justiça e igualdade social”.