Notícias
Ministro do TCU visita o IFCE
ENCONTRO
A Reitoria do Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu, na manhã desta quinta (25), a visita do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU). Em pauta, boas práticas de governança pública, integridade e transparência no Instituto, os avanços e desafios nessa área estratégica.
O encontro foi conduzido pelo reitor Wally Menezes e teve a presença de pró-reitores e servidores de diversos setores da gestão (Administração e Planejamento, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Gestão de Pessoas, Ensino, Correição, entre outros).
Nardes assistiu a uma apresentação geral do Instituto (feita pelo reitor Wally) e, posteriormente, a dados mostrados pela Proap e Coordenadoria de Governança. Wally Menezes falou sobre a missão do Instituto. "Temos a filosofia de entregar resultados para a sociedade, e não só o academicismo em si. Estamos nos tornando a terceira instituição mais inovadora do país em geração de software, e recentemente fomos convidados a apresentar experiências exitosas no seminário Boas Práticas em Integridade e Governança Pública, promovido pela Controladoria Geral da União", disse o Reitor.
Vládia Ferreira, coordenadora de Governança do IFCE, destacou que o Instituto já conta com um modelo de governança baseado no modelo do TCU, inclusive com a adoção de instâncias internas e externas, além de muitas ferramentas de apoio à alta administração. "Estamos avançando principalmente na área da transparência ativa, fazendo uma prestação de contas muito mais interativa junto à população", disse a gestora.
O ministro Nardes, por sua vez, fez um apanhado dos dados de governança e integridade disponibilizados pelo IFCE, mostrando os pontos de avanço e as áreas em que há a necessidade de maior atenção. "Tenho visitado diversas Instituições e posso afirmar que o IFCE está acima da média. Além disso, estão buscando aperfeiçoar práticas e métodos. Gosto de dizer que a evolução vem através de uma visão global, através da liderança - o que possibilita uma mudança cultural. Estou bem impressionado com o que vi aqui. O IFCE é uma boa modelagem para o Brasil", resumiu.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria