Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Ministros do Esporte do Brasil e de Cabo Verde visitam o CFO
conteúdo

Notícias

Ministros do Esporte do Brasil e de Cabo Verde visitam o CFO

JIFs 2018

Reitor Virgílio Araripe recepciona Leandro Cruz e Fernando Elísio Freire na sede dos JIFs
última modificação: 19/10/2018 07h42

Os Jogos dos Institutos Federais (JIFs), que ocorrem até o próximo domingo (21), no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, receberam, nesta quinta-feira (18), a visita do ministro do Esporte, Leandro Cruz, e do ministro do Desporto de Cabo Verde, Fernando Elísio Freire. A comitiva foi recebida pelo reitor do IFCE, Virgílio Araripe e, também, pelo secretário do Esporte do Ceará, Euler Barbosa.

Araripe, durante a presença dos ministros, destacou a grandiosidade dos JIFs e ressaltou que, sem a estrutura do CFO, cedida pelo Governo do Estado para a promoção da competição, seria difícil sediar a etapa nacional. “São mais de mil alunos-atletas, de 35 instituições, além de pessoal de apoio e organização. Para se ter uma ideia, servimos cerca de 4.500 refeições por dia. São 11 modalidades esportivas em disputa até o dia 21”, afirmou o reitor.

Os gestores vieram a Fortaleza conhecer as instalações do complexo esportivo que reúne o CFO e o Castelão, considerado um dos centros esportivos mais modernos, tecnológicos e inteligentes do Brasil. A maior praça esportiva do estado, o Castelão, figura entre os 60 maiores estádios de futebol do mundo. Foi palco para alguns dos jogos da Copa do Mundo no Brasil, que aconteceu em 2014.

Já o CFO, que sedia os JIFs, conta com uma área total de 85.922,12m², abrigando 26 modalidades olímpicas e paralímpicas. Em sua estrutura, comporta o maior ginásio esportivo do Brasil – o único retrátil, sendo de multiuso com capacidade de público para até 17.100 pessoas sentadas (modo jogo) e 20 mil espectadores (modo evento), bem como camarotes, bares, salão e sala tecnológica para transmissões.

Além disso, em sua estrutura possui ainda piscinas (olímpicas e de saltos ornamentais), campo de futebol, pistas de atletismo, skate e BMX "bicicross", ginásio para ginástica olímpica, salas para lutas (boxe, taekwondo etc.), quadras de vôlei de praia e de tênis de saibro. O Centro conta também com hotel, praça de alimentação, heliponto para duas aeronaves e alojamento para até 248 atletas.