Notícias
Lançado o projeto piloto do programa Ecofarmácia
INOVAÇÃO
O Instituto Federal do Ceará (IFCE), através do campus Fortaleza e do Polo de Inovação Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) participa do projeto Ecofarmácia – Descarte inteligente. O programa consiste em realizar de forma correta o descarte de medicamentos vencidos ou em desuso e foi lançado ontem (22), na Farmácia Central, no Polo de Lazer Ivens Dias Branco, no município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A solução consiste em uma caixa de descarte conectada a um aplicativo de celular, comunicando-se com um servidor em nuvem. Quando o material é descartado, a contabilização é feita automaticamente. "O pioneirismo não é só na questão ambiental, mas também na inovação" destacou o professor Dr. Auzuir Ripardo de Alexandria, um dos pesquisadores envolvidos no projeto. A solução foi desenvolvida em parceria com as empresas AL Informática e Biocheminova Instituto de Testes e Análises, por meio do Polo de Inovação do IFCE. Também faz parte da parceria o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE) e a Embrapii.
"O projeto foi pensado para proteger a natureza. A ideia partiu de pesquisadores das áreas Farmacêutica, Química, Meio Ambiente, Computação e Engenharia Mecatrônica. O protótipo foi desenvolvido no âmbito do Pólo de Inovação Embrapii do IFCE. Aplicamos tecnologias 4.0, como Internet das Coisas e Computação em Nuvem", completou Auzuir. O intuito é que as empresas envolvidas continuem o desenvolvimento do sistema por meio de transferência de tecnologia do IFCE, e em parceria com a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), agência do Governo do Estado que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).
Prof. Auzuir apresentando a caixa do sistema Ecofarmácia e o aplicativo de celular (foto: prefeitura de Eusébio)
A solenidade de implantação do programa teve a presença do Prefeito de Eusébio, Acilon Gonçalves, de Cristiano Oliveira, diretor da AL Informática, além da equipe da Autarquia do Meio Ambiente e Controle Urbano e da Secretaria de Saúde de Eusébio.
Responsabilidade ambiental
O Decreto Federal 10.388 de 06/2020 obriga que farmácias e drogarias disponibilizem em suas dependências um coletor de medicamentos vencidos ou em desuso. Um dos objetivos do programa é conscientizar as pessoas a fazerem o descarte correto, que é levar o medicamento vencido a uma farmácia mais próxima de sua casa, que a mesma fará o descarte. Essa ação poderá bonificar a pessoa futuramente, como atualmente acontece com quem faz reciclagem e obtém desconto na conta de energia, por exemplo.
“O Eusébio vai partir na frente para ser a primeira cidade cearense a ter o local apropriado para fazer o descarte correto de medicamentos e, assim evitar que o meio ambiente do município seja contaminado. E, esse local será na Farmácia Central do município”, destaca Silvana Fujita, coordenadora de Inclusão Digital da Prefeitura de Eusébio.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria (com informações da prefeitura de Eusébio)