Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Lançado edital da Olimpíada de Ciências Humanas do Ceará
conteúdo

Notícias

Lançado edital da Olimpíada de Ciências Humanas do Ceará

OCHE 2020

Professores orientadores podem se inscrever a partir do dia 15. Edição deste ano será toda on-line devido à pandemia
última modificação: 08/09/2020 20h56

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Ceará (PRPI/IFCE) lançou edital e regulamento da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado (OCHE) 2020. O evento, que reúne centenas de estudantes de escolas públicas e privadas cearenses, terá como um dos diferenciais da edição deste ano o fato de ter todas as suas etapas realizadas de forma totalmente on-line, como medida de prevenção à pandemia de covid-19, a fim de evitar a disseminação do novo coronavírus.

As inscrições para professores orientadores devem ser feitas pela página do evento entre os dias 15 e 30 de setembro (até às 20h). De 2 a 20 de outubro (até o mesmo horário), ocorrerá a inscrição dos estudantes. As quatro fases do evento serão realizadas nas seguintes datas: 1ª) de 5 a 10 de novembro; 2ª) de 12 a 17 do mesmo mês; 3ª) 19 a 24 de novembro; 4ª) de 26 de novembro a 7 de dezembro. O resultado final está previsto para ser divulgado a partir do dia 15 do mês natalino.

Todos os participantes receberão certificados de participação, e os membros das 45 equipes finalistas também serão agraciados com medalhas de ouro, prata ou bronze. Cada time deve ser composto de um professor da área de Ciências Humanas e três estudantes regularmente matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou no ensino médio (inclusive profissionalizante) ou em cursos técnicos integrados ao ensino médio, ou ainda no supletivo/Educação de Jovens e Adultos exclusivamente das séries permitidas ou equivalentes.

A OCHE tem como foco estimular o desenvolvimento sociocultural e educacional do Estado, por meio do incentivo à pesquisa, ao conhecimento e à apropriação de elementos da cultura e realidade cearenses. A competição científica aborda questões de múltipla escolha, tarefas e atividades subjetivas que tratam de costumes, personagens, elementos históricos, geográficos, filosóficos, literários, sociais, econômicos e ambientais do Ceará.

Segundo o professor Zilfran Varela Fontenele, um dos coordenadores do evento, outra novidade da edição deste ano é a diminuição da quantidade de questões nas fases, a fim de permitir que orientadores e estudantes tenham mais tempo de pesquisar sobre os assuntos sugeridos. “É importante destacar que as inscrições são gratuitas e que os participantes acompanhem as informações sobre o evento na página oficial e nos nossos perfis no Instagram e no Twitter”, ressalta.

Ícaro Joathan - Comunicação Social/reitoria