Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Lançada pedra fundamental do campus de Mombaça
conteúdo

Notícias

Lançada pedra fundamental do campus de Mombaça

INTERIORIZAÇÃO

Solenidade teve a participação do reitor Virgílio Araripe, do prefeito Ecildo Evangelista e da comunidade
publicado: 18/02/2019 11h26, última modificação: 19/02/2019 15h52

Com forte presença da comunidade, foi lançada na última sexta-feira (15) a pedra fundamental do campus avançado do IFCE em Mombaça, a 300 km de Fortaleza. A cidade dos sertões cearenses vai receber, ainda em 2019, o 33º campus da instituição - conquista que gera grandes expectativas na população mombacense. A solenidade de descerramento da placa da obra teve a presença do reitor Virgílio Araripe, dos pró-reitores Tássio Lofti (Administração e Planejamento), Zandra Dumaresq (Extensão) e Ivam Holanda (Gestão de Pessoas), do prefeito de Mombaça Ecildo Evangelista, seu secretariado, vereadores do município e diversas autoridades da cidade.

A solenidade começou com a apresentação cultural do grupo "Amigos da Leitura", formado por alunos de Mombaça. A participação da banda municipal Professor de Assis Soares também deu mais brilho ao evento - incluindo a execução do hino da cidade com a participação de crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Maria Olívia Alves de Alencar.

A unidade terá a direção de Eudes Bandeira (ex-diretor-geral do campus Baturité). Eudes se disse honrado com a missão e frisou que o cargo representa sua volta ao município de Mombaça, onde trabalhou há vários anos, antes de ingressar no IFCE. "Me sinto em casa na cidade. O campus é um presente construído a muitas mãos. Quem ganha é a população", resumiu o gestor.

Em sua fala, o prefeito Ecildo Evangelista destacou a caminhada para garantir a construção do campus na cidade. "Conversamos com muitas pessoas que nos indicaram os caminhos a seguir. Quem está de parabéns é a população mombacense, que vai ter aqui um ensino com a mesma qualidade do que é oferecido em grandes centros. Tenho certeza de que nossa realidade vai ser outra com a chegada do IFCE", destacou Ecildo Evangelista.

O reitor Virgílio Araripe também comemorou mais esse passo na expansão do IFCE pelo interior. "A educação é transformadora. É a mola propulsora do desenvolvimento de qualquer nação. E vai ajudar a impulsionar Mombaça também. Vamos batalhar por mais recursos para ampliar o que está previsto no projeto, oferecendo uma estrutura ainda maior, fazendo com que a unidade tenha uma capacidade mais acelerada de crescimento", adiantou Virgílio.

O campus

Situado nas proximidades da CE-363, o campus avançado de Mombaça será vinculado administrativamente ao campus de Iguatu. A unidade terá, inicialmente, quatro salas de aula, cinco laboratórios, auditório, sala de professores, cantina, quadra poliesportiva, ambientes administrativos e de apoio ao aluno, totalizando 4.500 m² de área construída. A obra tem investimentos da ordem de R$ 5,4 milhões. Os primeiros cursos, como já ocorre normalmente com o IFCE, serão discutidos em audiência pública com a participação da comunidade, precedidos de estudo técnico de potencialidades.

Dowglas Lima - Reitoria

Fotos: Eugênio Pacelli