Notícias
Judoca coleciona medalhas em competições
JUAZEIRO DO NORTE
A estudante Alice Alves, do campus de Juazeiro, já perdeu as contas de quantas medalhas ganhou ao longo dos dez anos em que participa das competições de judô. A última foi o ouro na categoria pesado (até 78kg) durante a etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais - JIF Nordeste, em Natal/RN, no mês passado.
A atleta explica que ganhar na etapa regional foi uma experiência bastante significativa, pois nunca tinha participado de competições em outro estado. “Significou muito para mim e para o IFCE-campus Juazeiro. Fiquei muito feliz!”, comemora.
Aos 17 anos, ela cursa o segundo semestre da graduação em Educação Física, começou a praticar judô na infância por insistência da mãe, que a incentivou na busca por um esporte que proporcionasse desenvolvimento físico e emocional. Ela conta que, no começo, não gostou muito da ideia. “Decidi dar uma chance e, no primeiro dia de aula, me apaixonei pelo judô; desde então, continuei e quero para minha vida inteira”, afirma.
Atualmente, a judoca se prepara para participar da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais e treina quatro vezes por semana durante duas horas. Na correria do dia a dia, concilia estudos, trabalho e a vontade de vencer, buscando o preparo físico e mental para a competição. “Minha expectativa para o nacional é chegar lá, dar o meu melhor, fazer o meu judô e se Deus quiser trazer uma medalha de ouro para Instituto Federal do Ceará”, diz.
Ela conta que o esporte sempre contribuiu para a vida de estudante, pois estimula a disciplina e o respeito. Ela acrescenta a parte filosófica da modalidade, que favorece o desenvolvimento integral do atleta como pessoa. Além disso, o judô foi decisivo na sua escolha profissional. “Já perdi as contas das medalhas, mas tenho um carinho enorme por todas. Independente dos eventos, cada medalha tem uma história para contar e são todas muito especiais”, completa.
Sheyla Graziela – campus de Juazeiro do Norte