Notícias
Jornada de Física destaca formação acadêmica e atuação profissional
DIA DO FÍSICO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e instituições parceiras promovem, de 17 a 21 de maio, a V Jornada de Física. O evento será realizado de forma totalmente online, por conta da pandemia de covid-19. O tema deste ano é “O que os físicos fazem: Diálogos sobre formação acadêmica e atuação profissional”.
A programação prevê entrevistas, minicursos gratuitos online e debates em formatos de transmissões ao vivo (lives). Entre os minicursos, há temas variados como: Introdução à Relatividade Geral, Uso da Calculadora Científica, Avaliação Educacional e Técnicas de Avaliação de Itens, e Astronomia para a Educação Básica. A relação completa pode ser conferida na página do evento, onde também são realizadas as inscrições.
Seis lives serão realizadas no Dia do Físico (19 de maio), entre 9h20 e 20h30. Os temas em destaque são: “Divulgação cientifica e popularização da ciência”, “Física aplicada”, “Física do clima”, “Física na saúde”, e “Astrofísica e cosmológica”. Entre os convidados confirmados estão os presidentes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, e da Sociedade Brasileira de Física, Rogério Rosenfeld. A transmissão será feita pelo canal do evento no YouTube.
Também serão postadas entrevistas com 50 físicos de várias instituições brasileiras. De acordo com o coordenador do evento, Antonio Nunes de Oliveira Vieira, do IFCE Cedro, a ideia é mostrar um pouco da trajetória acadêmica e profissional de professores e pesquisadores da área de Física.
“Com elas, queremos cativar o público da educação básica, divulgando a ciência e, em especial, a Física, de forma a tentar trazê-los para a pesquisa e a docência. O evento visa também o público do Ensino Superior, possibilitando a eles conhecer as áreas em que o físico pode atuar, as linhas de pesquisa, as instituições nas quais podem seguir carreira, entre outros temas”, explica.
Comunicação Social - reitoria (colaborou Anderson Lima - Comunicação Social/campus do Cedro)