Notícias
Organização dos JIFs conta com 300 colaboradores
BASTIDORES
Bárbara Fiorio, Cristiane Rodrigues e Teresa Carvalho são nutricionistas do IFCE e estão entre os colaboradores do evento
Para receber as delegações dos Institutos Federais para os JIFs 2018, tem uma grande equipe para dar suporte em todos os quesitos, desde hospedagem aos treinos. Para isso, os Jogos contam com cerca de 300 colaboradores divididos em duas comissões: técnica e administrativa. Trabalhando nos bastidores, são 150 servidores, 70 alunos, 60 terceirizados e 22 profissionais de saúde.
Para Raquel Silva, estudante do 6º semestre de Gestão Desportiva e de Lazer do campus de Fortaleza, que coordena a comissão técnica, a organização técnica dos Jogos é de extrema responsabilidade. "A parte técnica corresponde à disputa dos Jogos em si. A gente entra em contato com as Federações Esportivas, elabora a tabela e acompanhamento dos Jogos, fecha orçamento e trata da aquisição de materiais esportivos. A gente procura deixar tudo com padrão de competições do mais alto nível", explica.
Elton Oliveira é técnico de enfermagem do Instituto Federal do Espírito Santo e está sempre atento para dar o suporte de saúde que as delegações precisarem. "É muito gratificante você participar de um evento nacional como esse. Você tem a oportunidade de conhecer outra cidade, outros IFs e colegas de trabalho. Estou satisfeito em ajudar nessa atividade de integração e, sobretudo, cuidar da saúde dos nossos estudantes atletas", acrescenta.
Na parte administrativa, a comissão cuida de serviços de hotelaria e hospedagem, secretaria, limpeza, apoio, alimentação, transporte, cerimonial, multimídia, comunicação, recepção e animação, turismo e lazer. Maria José, auxiliar de serviços gerais, está animada em colaborar com a realização dos Jogos. "Está sendo uma ótima experiência. A gente realmente fica envolvida com todo mundo, principalmente com os estudantes locais e de outros estados", comenta.
A comissão administrativa também se preocupa com a estadia dos estudantes. "A gente reservou os melhores hotéis para os atletas, de frente para praia. Todo dia, a gente disponibiliza passeios turísticos. Porque os Jogos não envolvem só disputas esportivas, os estudantes podem utilizar o evento para relaxar e ter lazer também", reforça Sara Dias, estudante do 3º semestre de Gestão Desportiva e de Lazer do campus de Fortaleza, que coordena a comissão administrativa.
Os colaboradores das comissões técnicas e administrativas estão há duas semanas organizando todos os preparativos para que o evento possa ocorrer na normalidade. Nesse mesmo período, a delegação do IFCE já vem utilizando a estrutura do Centro de Formação Olímpica para realizar treinos, em busca dos melhores resultados nos Jogos.
Por Diogenilson Aquino - direto do CFO