Notícias
Organização dos JIFs redobra cuidado com alimentação dos atletas
ETAPA NORDESTE
A alimentação no dia a dia requer uma atenção especial quanto à qualidade e à variação dos alimentos consumidos. Para quem pratica esportes, os cuidados ainda precisam ser maiores, tendo em vista a necessidade de repor as energias gastas durante as atividades, bem como antes das competições. Durante os Jogos dos Institutos Federais, Etapa Nordeste, realizados até domingo em Fortaleza, a organização do evento teve um cuidado especial com relação aos cardápios oferecidos, sempre variando as opções.
“Tivemos essa atenção justamente por conhecermos esse momento de disputas que cobra mais dos atletas. Temos saladas variadas, arroz com acompanhamentos e também carnes brancas e vermelhas. É importante mencionar que há no cardápio, também, opções como berinjela à milanesa que, mesmo sem proteína animal, reúne as propriedades necessárias de uma boa alimentação”, afirmou a professora Kylvia Rocha da Silva Castro, coordenadora de alimentação dos JIFs Fortaleza.
Ainda de acordo com a coordenadora, estão sendo estimadas mais de 15 mil refeições a serem servidas até domingo, entre café da manhã, almoço e jantar para os atletas, comissões técnicas e pessoal de apoio. “A gente organiza a distribuição dos tickets e também o recolhimento para mantermos um controle. Orientamos, ainda, para onde destinar as sobras, sempre separando os resíduos orgânicos dos demais em recipientes apropriados deixados nas dependências do refeitório”, comenta Kilvia.
Os JIFs 2017 ocorrem no Centro de Formação Olímpica do Nordeste e recebem cerca de 1500 pessoas entre atletas, organização e equipes técnicas.