Notícias
Instalado Grupo de Trabalho de criação do Memorial
Depois de 107 anos de atuação, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) terá um espaço específico de preservação de sua memória material e imaterial. Com esse intuito, o Grupo de Trabalho formado por servidores da Instituição foi instalado, nessa terça-feira(23), na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria. Durante o ato de instalação, o reitor Virgílio Araripe destacou a importância de se resgatar parte dos momentos do IFCE desde a escola de aprendizes artífices, de 1909, em um espaço para ser visto e visitado pela comunidade.
O Memorial funcionará em um prédio, localizado na nova Reitoria, cuja obra encontra-se em curso no bairro Montese, em Fortaleza e deve ser finalizada ainda este semestre: "vamos nos articular, formatar um plano de trabalho e cair em campo a procura de pessoas que possam colaborar com essa honrosa empreitada", afirmou o presidente do grupo, Luis Orlando Rodrigues, assessor especial do Gabinete do Reitor e ex-diretor-geral do então CEFET.
A equipe é formada por servidores docentes e técnicos administrativos do Departamento de Artes e de Turismo do campus de Fortaleza, Departamento de Comunicação Social da Reitoria e dos campi de Iguatu e do Crato: "o IFCE foi criado em 2008 com a união das escolas técnicas de Iguatu, Crato e do Ceará, com sede em Fortaleza, isto é, teremos de fazer esse resgate a partir desses referenciais", destacou o reitor Virgílio Araripe.
O técnico em Audiovisual, Bruno Leonardo da Silva Castro, representante da Comunicação Social, informou da satisfação em compor o grupo e de contribuir para a formatação de um espaço que terá o desafio de manter sempre viva as memórias do IFCE: "estamos bastante entusiasmados. Vamos trabalhar para que seja um local de visitação, de memorização, mas, também, de exposições e de apresentações artistico-culturais", colocou.
Nesta próxima sexta-feira(26), no campus de Fortaleza, ocorrerá o primeiro encontro do grupo após o ato de instalação. Logo em seguida visitarão as futuras instalações do Memorial.
Por Antonio Alencar - Reitoria