Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Inep anuncia resultado com inclusão dos Institutos Federais
conteúdo

Notícias

Inep anuncia resultado com inclusão dos Institutos Federais

ENEM 2015

Conif pediu esclarecimentos à organização do Enem sobre ausência dos IFs
última modificação: 07/10/2016 09h34

A Rede Federal de Educação, Profissional Técnico e Tecnológica, formada por 42 instituições que oferecem desde o ensino médio integrado a cursos de pós-graduação, foi surpreendida, na última terça-feira (04), com a ausência nos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), relativos a 2015, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em seguida à divulgação dos dados, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) divulgou nota pedindo esclarecimentos à organização do Enem. Hoje(06), o INEP, por sua vez, publicou nota em que esclarece ter havido um erro técnico e que os resultados serão divulgados em data ainda a ser definida.

 Nota do Conif

 A ausência dos Institutos Federais no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 por escola, divulgado nesta terça-feira, 4/10, causou indignação ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Para buscar um esclarecimento, o Conif oficiou ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) uma solicitação de reunião.

De acordo com o presidente do Conif, Marcelo Bender Machado, o Conselho não tinha ciência de que a Rede Federal seria desconsiderada na última avaliação do Enem. “As instituições da Rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, afirma.

o resultado referente a 2014, divulgado em agosto do ano passado, as instituições da Rede Federal tiveram reconhecido desempenho e foram destaque entre as melhores do Brasil. O campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) obteve o 1º lugar entre todas as escolas públicas do país nas provas objetivas.

Brasília, DF, 04  de outubro de 2016

Fonte: www.conif.org.br 

 Nota do Inep

 A definição das escolas cujos resultados no Enem 2015 seriam calculados e divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi realizada de acordo com a portaria nº 501, de 27 de setembro de 2016.

Houve, contudo, um equívoco na interpretação da legislação por parte da equipe técnica que fez os cálculos para a divulgação dos resultados do Enem 2015 por Escola e por isso os Institutos Federais não foram incluídos.

Sendo assim, a administração atual do Inep decidiu processar os resultados dos Institutos Federais no Enem 2015 e divulgar tão logo seja possível.

Brasília, DF, 06 de outubro de 2016

Fonte: www.inep.gov.br 

Por Antonio Alencar - Reitoria