Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > II Bienal de Música do IFCE começa nesta quinta (26)

II Bienal de Música do IFCE começa nesta quinta (26)

Evento será realizado completamente on-line; inscrições estão abertas
última modificação: 25/11/2020 14h57
Evento inicia nesta quinta (26) e acontece totalmente on-line

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) inicia, nesta quinta-feira (26), a segunda edição da Bienal Internacional de Música Paulo Abel do Nascimento – homenagem ao sopranista e contraltista cearense, falecido em 1993, ex-regente do tradicional coral do Instituto. O evento segue até sábado (28).

Com o tema “Dimensões Investigativas sobre Educação Musical e Criação Artística em Tempos de Pandemia”, a Bienal acontece totalmente on-line, com transmissão pelo canal do IFCE no YouTube. A programação inclui apresentações culturais, oficinas, webinars, fóruns e apresentação de trabalhos científicos.

Atrações

Uma das atrações do primeiro dia é o grupo cearense Syntagma, famoso pelas apresentações de música instrumental. Eles se apresentam às 11h. A primeira noite terá a solenidade de abertura e palestra com o professor Dr. Elvis de Azevedo Matos (UFC) sobre Paulo Abel. Em seguida, a cantora Ana Paula Nogueira, professora do campus do IFCE no Cedro, faz sua apresentação às 20h. O músico, compositor e arranjador paulista Toninho Ferragutti fecha a noite ao som do acordeon, a partir das 21h.

A primeira atração do segundo dia de evento é o Duo Cruz & Costa (11h), formado pelos professores do IFCE Sobral Marcilane Cruz e Renato Costa. Os consagrados músicos do grupo cearense Marimbanda tem apresentação programada para as 20h, enquanto a atração principal da segunda noite é o Duo Siqueira Lima, formado pela uruguaia Cecília Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima. A dupla usa violões para misturar gêneros como clássico, barroco e música brasileira.

Duo Siqueira Lima (divulgação 2).jpeg

Duo Siqueira Lima é uma das atrações confirmadas na II Bienal do IFCE

O aclamado músico e compositor Carlinhos Crisóstomo, que também é professor do IFCE, se apresenta às 11h do sábado, ocasião em que fará o lançamento do seu novo CD (“Diálogos Cromáticos”, com Sebastião de Paula). Outra prata da casa a se apresentar no último dia da Bienal é o cantor, violonista, compositor e técnico em música Edinho Vilas Boas, formado pelo IFCE. Ele faz sua participação às 20h. Fechando a noite – e a Bienal –, o pianista e compositor Jeff Gardner se apresenta às 21h. Nascido em Nova York (EUA) e radicado no Brasil desde 2018, Gardner transita com desenvoltura entre gêneros como choro, valsa, baião e samba.

Edinho Vilas Boas (Divulgação 2).jpeg

Formado pelo IFCE, músico Edinho Vilas Boas se apresenta às 20h do sábado (28)

Jeff Gardner (divulgação 2).jpeg

Pianista Jeff Gardner traz sua mistura de ritmos para a Bienal do IFCE

Oficinas e fóruns

A Bienal oferece, nos três dias do evento, oficinas de trompete e trompa, saxofone, clarinete, flauta transversal, trombone, bombardino e tuba, educação musical inclusiva, regência de banda, regência de coral, ensino coletivo, harmonia e improvisação, violão, piano, canto popular, percussão, acordeon e áudio e acústica. As inscrições e o credenciamento seguem abertos até esta nesta quinta (26), no site do evento.

Destaque para a oficina de canto lírico, com o barítono Miguelangelo Cavalcanti, integrante primeiro elenco da Ópera de Praga (República Checa), Miguelangelo estudou com Paulo Abel e dividiu casa com o músico cearense na Europa.

Também estão previstos na programação os fóruns “Perfil da Educação Musical na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” (26/11, 15h) e “Perspectivas da Educação Musical na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica” (27/11, 15h).

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria