Notícias
II Bienal de Música do IFCE abre submissão de trabalhos
CULTURA
O IFCE convida pesquisadores(as), professores(as), profissionais em geral e estudantes da área de música para submeterem propostas de trabalhos para a II Bienal de Música Paulo Abel – eixo acadêmico científico, conforme as especificações da chamada de trabalhos. As submissões podem ser feitas até 05 de outubro.
O eixo acadêmico científico da Bienal acontecerá por meio virtual de 26 a 28 de novembro de 2020, e terá como tema: Dimensões Investigativas sobre Educação Musical e Criação Artística em Tempos de Pandemia.
O processo de recebimento e avaliação dos trabalhos ficará a cargo da subcomissão de Trabalho Científico do evento, presidida pelo professor Marcos Paulo Miranda Leão. Para o processo de avaliação, a subcomissão será assessorada por uma equipe de pareceristas da área de Música e áreas afins.
Esta edição da Bienal traz um Eixo científico aberto à sociedade, por meio do acesso a um espaço virtual de partilha acadêmica. O evento receberá trabalhos de pesquisa cuja temática contemple a Música e outras Artes em diálogos com o ensino formal e não formal e em processos criativos, contextualizados em momentos emergentes que ora se vive.
Os trabalhos não precisarão ser resultados de investigações sobre música/artes em tempos de Pandemia, mas sim, trazer reflexões de investigações diversas diante da problemática ao meio cultural que a realidade da COVID-19 impôs.
Os trabalhos submetidos à Bienal serão organizados em Grupos de Trabalhos (GTs) temáticos, tendo como finalidade abordar a pesquisa como estratégia de produção de conhecimento na área de Artes, seu contexto e suas condições de produção artística e abordagens educativas. Serão seis GTs estruturados conforme abaixo:
GT 1 – Música em contextos formais de Ensino
GT 2 – Educação Musical em espaços e contextos não formais
GT 3 – Dimensões investigativas de processos criativos em música
GT 4 – Música em trânsitos decoloniais – reflexões sobre Música brasileira tradicional e popular
GT 5 – Dimensões Investigativas em Ensino de Artes
GT 6 – Dimensões Investigativas em Criação Artística
GT 7 – Recursos Tecnológicos no Ensino de Música/Artes
Formato dos Trabalhos
Serão aceitas submissões de trabalhos para serem apresentados na Bienal em formato de comunicação ou simpósio, de acordo com as seguintes especificações:
a) Comunicação: Trabalho a ser apresentado oralmente durante o Evento por meio virtual em plataforma a ser informada (podendo a apresentação do trabalho ficar depois disponibilizado na TV IFCE), com 15 minutos de exposição do(s) autor(es) e 5 minutos de debate. Destaque-se que as submissões deverão ocorrer por meio de artigo científico completo contendo entre 8 a 12 páginas seguindo o template e preenchimento do formulário disponibilizado, ambos disponíveis na página do evento.
b) Simpósios: Conjunto de três trabalhos com uma temática em comum que deverá ser submetido em um bloco único. Serão apresentados oralmente, em conjunto, sendo destinados 15 minutos para cada expositor e um tempo proporcional de 10 minutos de debate para cada trabalho apresentado. Por exemplo: um simpósio terá 45 minutos de exposição oral dos autores (15 min para cada um) e até 30 minutos de debate. Serão selecionados entre 3 a 6 simpósios no máximo. Para submissão os autores de cada simpósio deverão apresentar os resumos de seus trabalhos individuais e uma apresentação do simpósio em si.
Inscrições
Dadas as especificidades do evento, os trabalhos serão submetidos à avaliação de da subcomissão julgadora com a identificação do(s) autor(es).
Link para submissão: https://forms.gle/bhvqqiEnEJepwpZj7.
Os autores aprovados serão notificados até o dia 3 de novembro de 2020.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria