Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Iguatu recebe 380 atletas para jogos sub-19; abertura é hoje
conteúdo

Notícias

Iguatu recebe 380 atletas para jogos sub-19; abertura é hoje

LAZER E SAÚDE

Estudantes de todos os campi participam de 8 modalidades esportivas
última modificação: 08/07/2016 09h17
Solenidade de abertura dos Jogos sub-19 do IFCE (Imagem: Filiphe Sá)

Solenidade de abertura dos Jogos sub-19 do IFCE (Imagem: Filiphe Sá)

De 7 a 10 de julho, o campus de Iguatu estará de braços abertos para acolher 380  atletas de onze campi inscritos para os VII Jogos Sub-19 do Instituto Federal do Ceará. Nessa categoria, participam jovens com idade até 19 anos, alunos do ensino médio integrado do Instituto, com disputas em oito modalidades: basquete, futebol, futsal, handebol, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei e xadrez. A abertura dos jogos ocorreu na noite desta quinta-feira (07), no ginásio poliesportivo do campus. 

A novidade este ano é a exigência da média mínima 5 no Índice de Rendimento  Acadêmico (IRA) para se inscrever na competição.  O chefe do Departamento de Educação Física e Esporte da reitoria do IFCE, Kleber  Ribeiro, explica o intuito do evento. “Além de todo benefício que a prática  esportiva traz para as pessoas, queremos formar nossas seleções esportivas para representar o IFCE nos jogos regionais e nacionais”.

Para isso, segundo ele, os  competidores serão avaliados individualmente durante as partidas por uma  comissão técnica que vai selecionar os melhores jogadores de cada modalidade.  Os escolhidos serão treinados para disputar os Jogos dos Institutos Federais do Nordeste em setembro.  Robério Moreira, estudante do 4º semestre do Curso de Agropecuária e atleta do Futsal, se mostra confiante na vitória do time de Iguatu. “Eu estou um pouco ansioso porque é a primeira vez que eu vou jogar pelo Instituto e o que eu pretendo é ganhar”, diz.

Para o diretor-geral do campus de Iguatu, Dijauma Honório, o evento contribui para a integração de todo o Instituto. “É a oportunidade de os alunos conhecerem outros campi, para verem as realidades diferentes de cada uma. Essa socialização faz os alunos entenderem ainda mais o papel do IFCE”, opina.

 AUMENTO DO NÚMERO DE PARTICIPANTES

Ainda de acordo com Kleber Ribeiro, apesar de haver a exigência da nota mínima no IRA,  houve um crescimento no número de participantes este ano. Em 2015, a sexta edição da competição foi realizada em Fortaleza com apenas 230 estudantes. Além das disputas intercampi, haverá programações artísticas e culturais durante os dias do evento.

Veja mais aqui: http://ifce.edu.br/proen/esporte/vii-jifce-sub-19-iguatu-2016

Por Amanda Alboino - campus de Iguatu