Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE trabalhará com universidade americana em pesquisas sobre eventos climáticos
conteúdo

Notícias

IFCE trabalhará com universidade americana em pesquisas sobre eventos climáticos

PARCERIA

Instituto é um dos contemplados no programa "100 Mil Fortes nas Américas" junto à Universidade Rice, do Texas
última modificação: 22/09/2022 14h36
Rice University, Texas (Divulgação)

Rice University, Texas (Divulgação)

Os Parceiros das Américas, a Missão dos EUA no Brasil e o Departamento de Estado dos EUA anunciam novas equipes contempladas com o financiamento pelo programa 100 mil Fortes nas Américas, celebrado entre universidades e faculdades dos EUA com instituições de ensino superior no Brasil. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) é uma das instituições incluídas, através de um trabalho conjunto com a universidade Rice, de Houston no Texas.

O trabalho no qual o IF está inserido é intitulado "Sustentabilidade Urbana e Resiliência a Desastres Naturais nas Américas". A iniciativa integra pesquisa, desenvolvimento e parcerias locais para melhorar os sistemas de infraestrutura, com o intuito de lidar melhor com os extremos hidroclimáticos. O objetivo é treinar uma nova geração de estudantes em inteligência artificial para infraestrutura, clima e dados urbanos para enfrentar os desafios causados pelo clima extremo. O trabalho também tem a participação do Instituto SENAI de Inovação para Tecnologias da Informação e Comunicação (Recife/PE).

Esta última competição do fundo de inovação dos 100 mil Fortes é generosamente apoiada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no Brasil, em parceria com a Missão dos EUA-Brasil e o Departamento de Estado dos EUA.

As novas parcerias resultarão em programas inovadores de intercâmbio e treinamento para estudantes e professores em soluções climáticas, ciência, tecnologia, engenharia, matemática, ciências da saúde, inteligência artificial, tecnologia e outras áreas. As equipes vencedoras de bolsas vão envolver 18 universidades e instituições do SENAI no Brasil em parceria com diversas faculdades e universidades dos EUA para implementar programas de educação inclusiva para mais de 50 alunos em ambos os países durante 2022-2023.

O Brasil é o terceiro país líder nesta iniciativa de educação regional de assinatura em parceria com instituições de ensino superior dos EUA para projetar e implementar novos modelos de programas de intercâmbio inclusivos. "É com muita satisfação que recebemos o resultado desse edital. São instituições de muita tradição: O IFCE com 113 anos, a Rice University com 110 e o SENAI com 80, e rumando para um século de muito sucesso", apontou o assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho. 

Douglas Koneff, Encarregado de Negócios da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, explica: “O Fundo de Inovação é um pilar da estratégia de desenvolvimento do governo dos EUA no Hemisfério Ocidental. Essas parcerias público-privadas e os compromissos de governos e parceiros vão aproveitar o poder da educação para transformar sociedades, oferecer oportunidades e estimular o crescimento econômico. Esta é a segunda vez que o SENAI faz parceria com o Departamento de Estado e Parceiros das Américas para apoiar novas parcerias entre instituições tecnológicas e de ensino superior nos dois países.”

De acordo com Frederico Lamego, Superintendente de Negócios Internacionais – SENAI, SESI, IEL, “O financiamento acordado entre o SENAI e a Secretaria de Estado permitirá que equipes brasileiras e instituições e estudantes norte-americanos busquem de forma colaborativa soluções para problemas globais. Estamos felizes em trabalhar com parceiros que compartilham nossa visão e esperamos ver essas equipes colaborando em soluções inovadoras que aproximam os EUA e o Brasil.”

O fundo de inovação 100 mil Fortes constitui-se na colaboração do setor público-privado entre o Departamento de Estado dos EUA, as embaixadas dos EUA e os Parceiros das Américas, trabalhando com setores privados, públicos e acadêmicos regionais para aproveitar o poder da educação para expandir programas de intercâmbio inclusivo entre Estados Unidos e América Latina e Caribe.

Para conferir a lista completa das instituições contempladas, clique aqui.