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IFCE soma 262 medalhas em olimpíadas do conhecimento em 2022

DESEMPENHO

Eventos nacionais e internacionais estão na lista dos destaques alcançados pelos alunos
última modificação: 28/12/2022 16h11

O ano de 2022 é para ser celebrado pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), sob muitas circunstâncias e, especificamente, nesse caso, pelo destaque e conquista de premiações em conceituadas olimpíadas do conhecimento, tanto em âmbito nacional como internacional. Ao todo, a instituição contabilizou 262 medalhas, das quais 104 de ouro, 60 de prata e 98 de bronze.

No total, 287 estudantes do IFCE foram premiados, somando tanto as medalhas citadas como o reconhecimento com 156 menções honrosas - considerando que um mesmo aluno, em alguns casos, alcançou mais de uma premiação, em diferentes competições. Na esteira de tanta conquista, estão feitos como 20 melhores trabalhos nacionais e 10 melhores projetos estaduais. 

Na lista das reconhecidas competições em que os alunos do IFCE obtiveram conquistas estão a Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB) e a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF), além da vaga na final da Huawei Brasil ICT Competition Track Network (em andamento). Nacionalmente, entre as principais aparecem a Mostra Brasileira de Foguetes, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Promovidas pelo IFCE

Entre as competições de conhecimento nas quais o IFCE foi destaque, estão as promovidas pela própria instituição e que entraram no calendário de eventos reconhecidos neste segmento, casos da Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (Oche), Olimpíada Científica de Educação Física do Ceará (OCEF) e a Olimpíada de Matemática do IFCE (OMIFCE).

Empenho e desempenho

O desempenho dos estudantes do Instituto Federal do Ceará nas competições de conhecimento neste ano, segundo Zilfran Varela Fontenele, titular da Coordenadoria Geral de Olimpíadas do Conhecimento do IFCE, entre outros fatores, deve-se à “qualidade do ensino, à capacidade dos estudantes e ao empenho e dedicação de vários professores na orientação e divulgação destas olimpíadas”.

“A participação em olimpíadas culturais e do conhecimento é importante para despertar nos estudantes diversas competências, como o aprender a pesquisar, trabalho em equipe, protagonismo estudantil, motivação para estudos, com grande importância da mediação docente”, avalia o coordenador. “Além de ampliar os conhecimentos e desenvolvimento de habilidades que podem servir para a vida prática e que são aplicadas nas diversas disciplinas, permitindo desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional”, completa Zilfran.

Luís Carlos de Freitas - Reitoria