Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE sedia etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais
conteúdo

Notícias

IFCE sedia etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais

ESPORTE

Competição volta ao Ceará cinco anos depois, com quase mil alunos de todas as regiões do país
última modificação: 23/10/2023 12h56
Disputas envolvem quase mil alunos de todas as regiões do país (Francisco da Costa/IFCE)

Disputas envolvem quase mil alunos de todas as regiões do país (Francisco da Costa/IFCE)

A capital cearense vai voltar a receber uma das maiores competições do esporte escolar do país: a etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2023) vai reunir cerca de mil alunos-atletas de todas as regiões do Brasil, de 23 a 28 de outubro, em Fortaleza. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) será, mais uma vez, anfitrião dos jogos - que foram realizados pela primeira vez no estado no ano de 2018. Os jogos têm o objetivo de incentivar práticas esportivas e culturais entre os alunos, desenvolvendo o intercâmbio socioesportivo e a promoção da saúde dos estudantes, nas dimensões física, emocional e social.

O evento terá disputas no Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia. Das 11 modalidades, dez acontecerão no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), enquanto as provas de Atletismo serão realizadas no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).

5I1A9111 (1).jpg

Competição envolve 11 modalidades em diversos espaços (Foto: Eugênio Pacelli/IFCE)

Serão 36 delegações com representantes de Institutos Federais de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo também o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

A cerimônia de abertura está marcada para a segunda-feira (23), às 19h, no ginásio do CFO, e será presidida pelo reitor do IFCE, Wally Menezes. A solenidade terá também as presenças da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria Leopoldina Veras, e do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Marcelo Bregagnoli, que na ocasião representará o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira. A festa também terá a participação dos reitores e gestores das diversas instituições participantes.

A abertura terá, claro, a participação das equipes e das torcidas - com uma programação marcada pelos tradicionais momentos solenes desportivos (acendimento da pira, juramento dos atletas) e que inclui ainda a apresentação cultural do grupo LifeDance.

5I1A9674.JPG

Torcidas prometem dar um show mais uma vez no CFO (foto: Eugênio Pacelli/IFCE)

Todos os detalhes dos cinco dias do evento estão sendo cuidadosamente preparados pela Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais (COJIF), através de suas múltiplas comissões e equipes de trabalho - tudo visando garantir o bem-estar e a segurança dos estudantes, servidores e demais profissionais envolvidos na competição. Como de costume, uma ampla equipe de saúde estará à disposição dos atletas, além de serviços de alimentação, transporte e hospedagem.

"Estamos trabalhando para fazer o melhor evento possível. Queremos mostrar que a Rede Federal é grande, plural, diversa e repleta de pessoas inspiradoras. Será um prazer receber o Brasil inteiro no nosso Ceará, uma prova da nossa capacidade e potencial", disse o reitor Wally Menezes, do IFCE.

WhatsApp Image 2023-10-19 at 16.39.07.jpg

Centro de Formação Olímpica (CFO) volta a sediar os JIF; Atletismo ocorre no campus do Pici da UFC (foto: Dowglas Lima/IFCE)

Os jogos são promovidos pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Retrospecto positivo

O IFCE tem vários motivos para esperar um bom desempenho nos JIF 2023 - tanto nas modalidades esportivas quanto na organização. O Instituto levou uma delegação de mais de 120 atletas para a etapa Nordeste dos JIF, realizada em Natal/RN, de 25 a 30 de setembro. Os cearenses voltaram das terras potiguares com 12 medalhas na bagagem, sendo seis ouros, duas pratas e quatro bronzes.

Foram dois ouros no Atletismo, com José Jhones (campus de Juazeiro do Norte), nos 800 e 1.500 metros, e duas medalhas douradas também no Judô, com Alice Alves Correia (Juazeiro do Norte), na categoria pesado (até 78 kg), e Paulo Henrique da Silva Almeida (Umirim), na classe ligeiro (até 55 kg). Edson Henrique, da unidade de Aracati, foi campeão no torneio individual masculino de Xadrez, e o time de basquete masculino do IFCE também conquistou o título.

As duas pratas vieram do Judô, ambas com alunos do campus de Fortaleza: Thiago Rony Carneiro Rodrigues (meio-médio - até 73 kg) e Levi Vasconcelos de Sousa (médio - até 81 kg). Na natação, Maria Eduarda Fonteles (Fortaleza) conquistou o bronze nos 200m livre, mesma medalha alcançada por Marília da Silva, de Tauá, terceira colocada no torneio individual feminino de tênis de mesa. As equipes de Basquete feminino e Handebol Masculino também trouxeram bronze.

Para o nacional, a expectativa é de mais conquistas: por sediar o evento, o IFCE tem vagas garantidas em todas as modalidades - um motivo a mais para que a torcida local apoie os nossos atletas. "Estaremos em casa e com o apoio dos colegas, da equipe e da torcida. Fico muito feliz de levar a bandeira da minha instituição e do estado, porque mostra para outros jovens que qualquer um pode ser vencedor, provando para as outras regiões que estamos firmes, fortes e prontos para lutar e vencer", disse Paulo Henrique Almeida, do Judô.

A equipe do IFCE conta com a expertise de ter sediado a etapa Nordeste em 2017 e o Nacional em 2018, ambas no CFO, com muito êxito. A estrutura, que tem mais de 85 mil m², oferece as condições ideais para a prática de diversas modalidades esportivas e também conta com acomodações para cerca de 200 atletas.

 

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria