Notícias
IFCE recebe visita de comitiva do MCTI
TECNOLOGIA
O Polo de Inovação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu, na tarde desta segunda (26), a visita de uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A visita técnica teve o propósito de conhecer nosso ecossistema de inovação, as contribuições e os resultados de investimentos em P&D, mobilizados pela Lei das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e o Programa C-Jovem, voltado para a capacitação de jovens na referida área, de maneira fortemente alinhada com os interesses estratégicos de investidores em pesquisa e desenvolvimento e de fornecedores de tecnologia no Ceará.
O grupo foi recebido pelo reitor do IFCE, Wally Menezes, pelo diretor do Polo, Tarique Cavalcante, e pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Joélia Marques de Carvalho. Participaram da visita o Ministro do MCTI, Paulo Alvim; o diretor de Administração do Ministério, Alexandre Villain; o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital da SEMPI/MCTI, Henrique de Oliveira Miguel; autoridades do governo do estado do Ceará e representantes de entidades da iniciativa privada.
O reitor Wally Menezes destacou a força que representa o trabalho conjunto das forças envolvidas na inovação do Ceará -sobretudo em temas estratégicos, como a transição energética para sistemas renováveis, telemedicina e outros pontos.
"Aqui temos muito mais que o nosso Instituto. Temos líderes, que olham o estado com a perspectiva da melhoria da vida das pessoas. O ecossistema de inovação do Ceará é unido", disse o reitor.
Joélia Marques também destacou a disposição do IFCE de ser uma das frentes de desenvolvimento da ciência no estado. "Temos orgulho da nossa capilaridade. Queremos fazer essa hélice girar no estado, sobretudo no diálogo entre academia e empresa".
O ministro Paulo Alvim acompanhou uma apresentação das potencialidades do IFCE, realizada pelo diretor Tarique Cavalcante. "O grande desafio, agora, é a maior articulação entre os entes que fazem o ecossistema. Temos aqui características essenciais para que isso possa acontecer", finalizou o ministro.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria