Notícias
IFCE recebe representantes da Universidade do Arizona
INTERNACIONALIZAÇÃO
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu, nesta sexta-feira (4), a visita de uma delegação da Universidade do Arizona (EUA). O encontro é fruto de uma articulação realizada pela Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IF. Os americanos foram recebidos pelo reitor do IFCE, José Wally Mendonça Menezes, e sua equipe.
Os objetivos da visita técnica foram: delinear as áreas e ações de Cooperação mútua; conhecer os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos em nossa instituição e aprimorar a colaboração internacional no ensino, pesquisa, extensão e governança administrativa.
O antropólogo e professor da Universidade do Arizona, Timothy Joseph Finan, e o vice-presidente assistente de Educação Internacional para o México e América Latina, Justin Dutram, visitaram os campi de Fortaleza e Maracanaú, onde tomaram contato com pesquisadores, projetos e laboratórios. As visitas tiveram a participação da pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Joélia Marques, e do assessor de Relações Internacionais do IFCE, Gutenberg Albuquerque Filho.
"Faz quatro décadas que trabalhamos com universidades brasileiras e outras ao redor do mundo. Antigamente, a narrativa dizia que era quase um favor que a Universidade do Arizona fazia a essas instituições, oferecendo parcerias. O mundo não funciona mais assim. Hoje, a melhor maneira de criar uma cooperação institucional é o modelo de complementaridade - e é isso que as duas instituições (IFCE e Arizona) buscam. Já identificamos áreas de atuação e interesse comuns", disse Timothy Finan.
"Queremos ser os facilitadores dessa parceria. Estamos no caminho certo", disse Justin Dutram, ressaltando que é o momento de construir as bases de futuras cooperações.
Wally Menezes apresentou números do IFCE e destacou a ampla presença da instituição no estado, com destaque para o "cinturão digital" em que o IF está inserido, bem como as potencialidades em energias renováveis.
"Nós estamos onde muitos não querem ir, e ajudamos a mudar incontáveis vidas. Queremos construir um modelo de trabalho conjunto que seja ótimo para as duas instituições, e que poderá ser replicado em todo o Brasil", finalizou o reitor.
Texto: Dowglas Lima
Fotos: Filiphe Sá