Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE realiza outorga da Medalha do Mérito Educacional
conteúdo

Notícias

IFCE realiza outorga da Medalha do Mérito Educacional

RECONHECIMENTO

Comenda valoriza docentes, técnicos, alunos e representantes da sociedade que elevam o nome do instituto
última modificação: 21/12/2022 15h32
Professor Façanha recebendo a medalha do Mérito Educacional (foto: Eugenio Pacelli)

Professor Façanha recebendo a medalha do Mérito Educacional (foto: Eugenio Pacelli)

Além da outorga dos títulos de doutor(a) Honoris Causa, a noite de terça teve a outorga da Medalha do Mérito Educacional Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe. Criada em 2017, a comenda é destinada a pessoas que se distinguem pela contribuição ao desenvolvimento do Instituto e da Educação Profissional e Tecnológica, homenageando representantes dos segmentos Docente, Técnico Administrativo, Discente e Sociedade Civil. A medalha faz referência, através de seu nome, ao professor e advogado Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, ex-diretor da então Escola Técnica Federal do Ceará entre os anos 1970 e 1980.

No segmento docente, os premiados foram os professores José Façanha Gadelha (ex-diretor do campus Limoeiro do Norte) e Raimundo Leandro Neto (ex-professor do campus Cedro). Ambos muito queridos e lembrados em suas respectivas unidades e também em outros campi, os professores agradeceram emocionados em seus discursos. Entre os técnicos, as agraciadas foram Samara Tauil Vitorino, que dedicou vários anos à área de Gestão de Pessoas no nosso IF, e Severina Gadelha Figueiredo, técnica em assuntos educacionais que desempenhou um trabalho relevante na Instituição, enquanto efetiva, nos campos didático, curricular, pedagógico e organizacional.

Mais duas mulheres notáveis subiram ao palco para representar a categoria discente: a primeira delas foi Ana Karoline Rocha de Oliveira, ex-aluna do curso técnico Integrado em Petroquímica e estudante da Licenciatura em Química do campus Aracati. Bolsista de iniciação científica e de iniciação à docência, pesquisadora e divulgadora científica. Em seguida, a homenageada foi Geovana Ramos, estudante do curso de Física do campus de Sobral que ficou conhecida ao detectar 46 asteroides ao participar do projeto Caça Asteroides MCTI, atividade de Ciência Cidadã do IASC/NASA (International Astronomical Search Collaboration) e de promoção das ciências, em parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maria Zelma de Araújo Madeira abriu as homenagens aos representantes da sociedade civil. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e líder do Grupo de Pesquisa Relações Étnico-raciais, Cultura e Sociedade da Instituição, ela prestou um trabalho relevante junto ao IFCE no concurso de 2016, quando foi membro da comissão de heteroidentificação. Também foi homenageado o filósofo Manfredo Araújo de Oliveira. Professor, escritor e sacerdote católico romano, Manfredo é considerado um dos intelectuais mais importantes do Brasil.

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria