Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE realiza eleições para reitor e diretores-gerais nesta sexta (13)

IFCE realiza eleições para reitor e diretores-gerais nesta sexta (13)

CONSULTA

Instituto fará, pela primeira vez, votação completamente online
última modificação: 13/11/2020 15h06

Alunos, professores e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) vão escolher, nesta sexta-feira (13), os novos dirigentes da instituição, nas eleições para reitor e diretores(as)-gerais de campus para o quadriênio 2021-2025.

A maior novidade no pleito deste ano é a forma de votação - que será realizada on-line, através da ferramenta Helios Voting (o acesso será feito pelo link eleicoes.ifce.edu.br). A Instituição adotou a solução para atender às recomendações de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus. O sistema já foi utilizado por outras instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, com segurança e confiabilidade atestadas.

Quatro candidatos disputam o cargo de reitor: Geraldo Fernando Gonçalves de Freitas, João Medeiros Tavares Júnior, José Wally Mendonça Menezes e Júlio César da Costa Silva. O vencedor sucederá Virgílio Araripe, que em fevereiro de 2021 encerra seu segundo mandato como gestor.

Serão também escolhidos diretores-gerais em 29 unidades do Instituto: Acaraú, Acopiara, Aracati, Baturité, Boa Viagem, Camocim, Canindé, Caucaia, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Morada Nova, Paracuru, Quixadá, Sobral, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim.

A votação será iniciada às 08h e segue até às 20h da sexta. A expectativa é de um processo tranquilo em todo o estado, e uma apuração ágil. A eleição no IFCE é paritária - ou seja, os votos de alunos, professores e técnicos administrativos têm peso igual.

Cada campus e a Reitoria disponibilizarão um computador com internet sob responsabilidade da Comissão Eleitoral Central, das Comissões Eleitorais de Campus ou das Subcomissões Eleitorais de Campus e da Reitoria, com o apoio do Grupo de Trabalho Técnico. Ao computador disponibilizado pelos Campi e/ou Reitoria, para votação, deverá ser garantida a acessibilidade de pessoas com deficiência. Deve-se respeitar, rigorosamente, nos locais de votação dos Campi e Reitoria, as normas de combate à COVID-19, instituídas pelos órgãos federais, estaduais e/ou municipais.

Confira a página das Eleições 2020 no IFCE, com os editais e informações gerais do processo de votação. Alunos e servidores também podem verificar se estão aptos a votar através de uma página voltada para esse fim. O Manual do Eleitor também está disponível para consulta.

Assista os tutoriais em vídeo:

Saiba como votar usando o Helios Voting

Saiba como atualizar ou recuperar a sua senha

Saiba como criar seu e-mail acadêmico e cadastrar e-mail secundário

Dowglas Lima e Ícaro Joathan - Comunicação Social - Reitoria

registrado em: