Notícias
IFCE realiza ação multidisciplinar de saúde em comunidade indígena
EXTENSÃO
No dia 12 de setembro de 2022 o Instituto Federal do Ceará - IFCE - Campus Canindé realizou, em articulação com instituições parceiras, a I Ação Multidisciplinar de Saúde, como parte do Programa Cuidando de Cuidadores, idealizado pela Pró-reitoria de Extensão do IFCE.
Equipe executora da ação
A articulação, ainda em início de construção, envolveu diversos atores sociais relevantes, como a Secretaria de Educação do Ceará – SEDUC, o Centro Universitário Estácio do Ceará e a Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, por meio de seus representantes, além do Pajé Barbosa, líder espiritual do povo Pitaguary.
Escutatória de histórias ancestrais
A ação ocorreu nos turnos matutino e vespertino na Escola Indígena Ita-Ara, no Bairro Monguba, município de Pacatuba-CE, e contou com a participação de cerca de 200 pessoas da comunidade Pitaguary, além da equipe executora.
Aula de ritmos promovida por professores e alunos do Centro Universitário Estácio do Ceará
A Pró-reitora de Extensão do IFCE, prof. Ana Uchôa, destacou a importância da realização desta ação no sentido de fortalecer o papel da Extensão de realizar a troca de saberes, consciência e compromisso social, além de favorecer a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, conforme está postulado no artigo 207 da Constituição Federal.
1º Encontro de programação das atividades
As atividades envolveram Educação em Saúde, orientações em diversas áreas, aferição de pressão arterial e exame de glicemia capilar, yoga para crianças, escutatória de histórias ancestrais, identificação de sinais de Transtorno do Espectro Autista, prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST e gravidez precoce, aula de ritmos, uso racional de medicamentos e oficina sobre podcast.
Professor Emanuel Bezerra (IFCE) e Pajé Barbosa
O programa pretende agregar mais parceiros e realizar outras ações multidisciplinares na área de saúde, bem como implementar atividades formativas de acordo com demandas identificadas pela própria comunidade. Ainda em 2022 terá início o Curso de Cuidador de Idoso, ofertado por meio do Campus Canindé do IFCE com aulas na própria comunidade, visando capacitar a a população indígena e favorecer o seu ingresso no mercado de trabalho formal.
Com informações do professor Emanuel Araújo - Proext