Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE promove debate internacional sobre o Ensino Superior
conteúdo

Notícias

IFCE promove debate internacional sobre o Ensino Superior

Evento reúne pesquisadores da América do Sul no campus Fortaleza
última modificação: 27/03/2019 07h48

 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Universidade Nacional de Villa Maria, da Argentina, promovem o Ciclo Internacional de Palestras sobre Educação Superior na América do Sul. O evento está sendo realizado, durante toda esta quarta-feira (20), no campus de Fortaleza da instituição cearense. 

O ciclo tem como temática a “Educação Superior na América do Sul: perspectivas para o século XXI”. Entre os destaques da programação está a apresentação do projeto de pesquisa intitulado “Tendências na matrícula da Educação Superior nos países do Mercosul: análises de variáveis específicas a partir dos primeiros anos do século XXI”, promovido pelo Núcleo de Estudos e Investigações do Ensino Superior do Mercosul (NEIES), coordenado pela Universidade de Vila Maria.

Segundo Ana Cláudia Uchôa, pedagoga da Pró-reitoria de Ensino do IFCE, o encontro nasceu como um protocolo de compromisso do NEIES, do qual o IFCE integra. “Entre os objetivos estava a organização de um evento para promover essa discussão sobre o ensino superior na América do Sul, com intenção de torná-lo um fórum de discussão permanente sobre o tema para propor ações com fins de melhoramento da oferta dos nossos cursos”, comentou.

Ana Cláudia Uchôa também ressaltou a importância do trabalho em rede, especialmente entre as instituições de ensino superior na América do Sul. Para ela, a troca de ideias proporcionada pela aproximação entre as instituições pode contribuir nas respostas aos desafios da educação ofertada nestes países. 

A abertura do evento contou com a participação de gestores das instituições participantes, entre eles o pró-reitor de Ensino do IFCE, professor Reuber Saraiva. Ele destacou a importância dos pesquisadores da América do Sul estarem unidos discutindo este tema, visto que as transformações estão ocorrendo em velocidade cada vez mais rápida, inclusive na área da educação. “Nós temos que nos aproximar dos países vizinhos, tendo em vista que a evolução da educação está muito rápida. Temos que reformular muita coisa e temos que manter este diálogo para formar melhor nossos alunos para este novo mundo”, avaliou.

A programação do evento foi montada de forma bem variada, contando com a palestra de abertura ministrada pela professora Cecília Conci, secretária de internacionalização da Universidade Nacional de Villa Maria. Além disso, o público está participando em várias mesas-redondas e na apresentação de pôsteres com resultados de pesquisas desenvolvidas sobre o tema.

Os trabalhos continuarão na quinta-feira e sexta-feira, desta vez com reuniões internas do grupo de pesquisadores do Núcleo de Estudos e Investigações do Ensino Superior do Mercosul.

 

Fotos: Eugênio Pacelli

Texto: Rebeca Casemiro