Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE participa de evento para discutir os desafios da Inteligência Artificial
conteúdo

Notícias

IFCE participa de evento para discutir os desafios da Inteligência Artificial

FUTURA TRENDS

Reitor Wally Menezes mediou painel sobre aspectos éticos da IA com representantes da Google, da Huawei e da Unicamp; laboratórios de Boa Viagem e Fortaleza apresentaram projetos de inovação
última modificação: 02/10/2023 17h14
Reitor Wally Menezes participou do Futura Trends

Reitor Wally Menezes participou do Futura Trends

O Instituto Federal do Ceará esteve presente na 13ª edição do Futura Trends, seminário sobre tecnologia e inovação promovido pelo grupo O Povo na última sexta-feira (29), no Teatro RioMar Fortaleza. Com o tema central “A evolução e os limites éticos da inteligência artificial: Nós x Eles”, o evento pautou discussões sobre os desafios e as oportunidades da adoção das ferramentas de IA.

O reitor do IFCE, professor Wally Menezes, foi responsável por conduzir o painel "As Fronteiras da Inteligência Artificial; Aspectos Éticos; Ferramentas que Podem Trabalhar/Pensar por Você: o Chat GPT, Bard, Descript, Merlin, e Dezenas de Soluções Revolucionárias". Na mesa de debatedores, estavam representantes de grandes empresas de tecnologia (Fellipe Medeiros/Google e Edson Costa/Huawei), e de universidades referência em pesquisa (professor Marcelo Reis/Unicamp).

IMG_1122 (1).jpg

Reitor Wally Menezes conduziu painel sobre Inteligência Artificial

“Não se faz tecnologia se não for para as pessoas”, resumiu o reitor Wally Menezes. Uma das principais preocupações destacadas pela mediação foi a exclusão social. "Não é simplesmente a tecnologia, mas o 'para que'. Qual é o uso? Qual é a forma ética de usar? Quais são os marcos legais, quais são as regulamentações? Quem são as pessoas que vão ter acesso a isso? Nós vamos ter mais excluídos no processo do que temos hoje? Como é que a gente vai conseguir incluir mais as pessoas?", provocou o gestor. 

Diante do ambiente de receio com o avanço de determinadas aplicações tecnológicas, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, Joélia Marques, destaca um compromisso dos desenvolvedores com a sociedade. "A pesquisa tem o seu papel de tornar essa comunicação mais fluida com os usuários para que eles tenham um entendimento de até onde vai essa tecnologia", aponta. "Quando bem aplicada, a inteligência artificial traz muito mais benefícios. Hoje todos nós já utilizamos algum tipo de IA no nosso cotidiano, nos nossos relógios digitais, nos nossos celulares, nos nossos computadores, já é algo que nós convivemos".

APLICAÇÕES TECNOLÓGICAS

O público do Futura Trends, composto por empresários, gestores públicos, estudiosos e interessados nos temas, pode conferir alguns projetos de inovação tecnológica desenvolvidos pelos campi do IFCE.

De Boa Viagem, o Centro de Inovação e Difusão de Tecnologias para o Semiárido (CIDTS), parceria entre o IFCE e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), apresentou os desenhos iniciais de uma aplicação de Inteligência Artificial para apicultura. De acordo com o professor Renato William Rodrigues, um dos pesquisadores do CIDTS, o projeto está construindo um banco de dados de abelhas africanizadas para, "a partir desse data set, aplicar alguns modelos de inteligência artificial para representar a saúde e o bem-estar das abelhas".

IMG_1071 (1).jpg

Ana Beatriz Araújo Leite, do curso de Engenharia de Computação, e Kathyson Ferreira Oliveira, do curso Técnico Integrado em Telecomunicações, estiveram representando o IFCE no Futura Trends 2023.

Os estudantes do campus de Fortaleza são integrantes do laboratório Huawei Academy IFCE e da A & A, startup incubada no IFCE na área de realidade virtual.

De Fortaleza, estiveram presentes dois laboratórios (Laboratório de Inovação Tecnológica/LIT e Laboratório de Processamento de Imagens, Sinais e Computação Aplicada/LAPISCO) e uma startup incubada na área de realidade virtual (A&A). A empresa apresentou o projeto de visita remota e interativa ao Memorial do IFCE (saiba mais aqui), enquanto os laboratórios trouxeram aplicações de IA para inspeção de linhas de transmissão de energia, acompanhamento de geração de energia em paineis solares e reconhecimento por imagem de objetos e pessoas.

IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

No IFCE, além das pesquisas com aplicações tecnológicas desenvolvidas em diversos laboratórios em todo o Estado, os impactos da Inteligência Artificial têm sido abordados pelo viés da divulgação científica no podcast da instituição, o IFCE No Ar.

Desde maio de 2023, o quadro Diálogo traz pesquisadores da casa para discutir a aplicação das tecnologias generativas em diversos campos. A série já abordou as áreas de Educação, Pesquisa e Inovação, Relações de Trabalho, Negócios, Artes, Prática Esportiva e Avaliação Física, Saúde e Ensino de Idiomas. Todos os episódios também estão disponíveis no canal do YouTube TV IFCE.

 

Andressa Souza – campus Canindé