Notícias
IFCE lança Guia de Curricularização da Extensão
CONSTRUÇÃO COLETIVA
Após um amplo trabalho de estudos, discussões, consulta pública e planejamento, que durou cerca de um ano, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) acaba de lançar o Guia de Curricularização das Atividades de Extensão nos Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-graduação, com orientações e protocolos para esta implementação. O processo envolveu equipes das Pró-reitorias de Extensão (Proext); de Ensino (Proen); de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI); gestores de extensão, técnicos administrativos, docentes e membros da comissão formada para esta finalidade.
Entende-se por curricularização da extensão a inserção de ações desta área finalística na formação do estudante, como componente curricular obrigatório, para a integralização do curso de graduação no qual esteja matriculado e, facultativo, para os cursos técnicos e de pós-graduação, no IFCE. Para fins de curricularização, a extensão deverá ser inserida no Projeto Pedagógico dos Cursos (PPC) de graduação, de forma obrigatória, e no formato opcional, para os cursos técnicos e de pós-graduação.
Extensão, de acordo com a política desenvolvida pelo IFCE para esta área, é entendida como um processo educativo, político, social, científico, tecnológico e cultural, que promove a interação transformadora entre o IFCE e a sociedade, de forma indissociável ao ensino e à pesquisa. Enquanto processo, compreende um conjunto de atividades em que o IFCE promove a articulação entre os saberes acadêmicos e externos ao ambiente acadêmico, com base em demandas sociais, buscando o desenvolvimento local e regional.
“Esse guia tem como objetivo materializar, trazer de forma mais prática as informações principais que vão subsidiar o processo de atualização dos nossos projetos pedagógicos de curso (PPC) para receber a curricularização da extensão”, descreve a pró-reitora de Extensão, Ana Uchôa. “O próximo passo, após a publicização extensiva do guia junto a nossa comunidade, é que se dê o processo de atualização dos PPCs, agora sob a responsabilidade dos campi; as duas pró-reitorias estarão recebendo esse material até 19 de dezembro, para que, em 2023, os projetos atualizados dos cursos de graduação já estejam com a curricularização da extensão descrita e delineada em seus documentos”, informou a gestora.
O guia lança um primeiro olhar no trabalho de sistematização das orientações gerais para a Curricularização da Extensão no IFCE. Diante disso, abre-se a possibilidade de atualizações, após análise das práticas instituídas e dialogadas nos campi. No Instituto Federal do Ceará, a extensão já era desenvolvida por docentes e técnicos administrativos, mesmo antes de se tornar IFCE, em 2008.
Participação
A comunidade acadêmica teve a oportunidade de participar do processo de elaboração da resolução de Curricularização da Extensão, por meio de formulários que foram amplamente divulgados nas redes sociais e páginas institucionais. Após a consulta pública, o grupo responsável pela construção do documento legal e do guia se reuniu para fazer o compilamento das contribuições, os acréscimos na minuta, o seu envio para submissão aos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Superior (Consup).
Além disso, muitas contribuições da comunidade também compuseram o texto do guia. Para dar maior visibilidade aos trabalhos que vinham sendo realizados, a comissão solicitou a construção de uma página própria no sítio institucional oficial do IFCE, em funcionamento, para publicar as ações relacionadas à Curricularização da Extensão.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria