Notícias
IFCE inicia implantação de editora
FOMENTO À CRIAÇÃO
A Editora do Instituto Federal do Ceará (EDIFCE) dá os seus primeiros passos. Na manhã desta quarta-feira, dia 27 de abril, na reitoria, ocorreu a primeira reunião da comissão de 14 membros – entre professores e técnicos-administrativos - nomeada para elaborar todo o processo de criação e implantação desse importante instrumento de propagação de produção científica, em livros impressos e eletrônicos (e-books).
“Existe uma demanda reprimida para publicações desse tipo no IFCE, e o propósito principal da editora é fomentar e estimular essa produção”, resumiu o presidente da comissão da criação da editora, Jefferson Lima, professor do campus de Caucaia. A editora, frisa o docente, vai gerenciar as ações de criação, assessoramento e publicação de livros, atendendo tanto a comunidade acadêmica interna (servidores docentes, técnicos-administrativos e discentes) como a externa, permitindo que outros autores não vinculados diretamente ao IFCE possam também divulgar suas produções.
Segundo ele, ainda em maio, o grupo disponibilizará a minuta do regimento da editora para alunos e servidores, a fim de coletar contribuições e possíveis melhoramentos. O passo seguinte será concluir esse regimento e levá-lo para apreciação e aprovação do Conselho Superior do IFCE, o que a comissão espera que aconteça ainda neste semestre. A partir de então, executam-se os trâmites para criação.
Os recursos para funcionamento da editora, conta o presidente da comissão, devem vir inicialmente da própria reitoria e por meio de parceria com fundações. O plano, no entanto, prevê autonomia administrativo-financeira da EDIFCE numa etapa posterior.
Luís Carlos de Freitas - reitoria