Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE inaugura Centro de Referência em EaD nesta sexta (29)
conteúdo

Notícias

IFCE inaugura Centro de Referência em EaD nesta sexta (29)

ESTRUTURA

Equipamento faz parte do complexo da Reitoria e substitui a DEaD
última modificação: 28/01/2021 18h06

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), entrega, na manhã desta sexta-feira, (29/01), o espaço físico do seu Centro de Referência em Educação à Distância, o Cread,  ambiente integrado ao conjunto de equipamentos que compõem o complexo da Reitoria do Instituto.

O Cread é um formato de gestão mais versátil, que veio substituir a Diretoria de Educação a Distância do IFCE (DEaD), e foi criado na 60ª reunião ordinária do conselho superior, realizada em 14 de dezembro de 2020 (resolução nº 41, de 22 de dezembro de 2020);

Esse novo modelo de gestão em EaD ampliará a oferta de cursos do IFCE atendendo, dessa forma,  às demandas reprimidas da comunidade, do estado e do país.

Dentre os objetivos do Cread, podemos destacar:

    1. - promover a integração sistêmica com os campi, tendo em vista a
consolidação das políticas institucionais relacionadas à ead e ao uso de tecnologias na educação.

    2. - propor e implementar políticas para programas e projetos na modalidade a distância na rede federal.

    3. - possibilitar, como unidade acadêmica e nos limites estabelecidos pela legislação, a oferta de cursos e componentes curriculares a distância em todos os níveis de ensino.

    4. - promover, para docentes e servidores técnico-administrativos, formação em educação a distância e em tecnologias da informação e comunicação.

    5. - congregar e potencializar os vários programas de fomento de educação a distância.

    6. - estabelecer diretrizes para a produção de materiais didáticos e tecnologia educacional nas duas modalidades, a distância e presencial.

    7. - estabelecer diretrizes para o funcionamento da infraestrutura tecnológica necessária à oferta de educação a distância.

A criação do centro é um grande passo na institucionalização da modalidade a distância no ifce, uma vez que, entre outras ações, será possível implementar cursos com fomento próprio.

Estão previstas as seguintes estruturas para esse equipamento: estúdio de gravação audiovisual: espaço destinado à produção audiovisual (gravação de videoaulas, áudios e vídeos diversos); ilha de edição de vídeos: espaço destinado à edição audiovisual (videoaulas, áudios e vídeos diversos); antessala: espaço para apoio às gravações de vídeos; camarim: espaço destinado à produção (figurino e maquiagem) de participantes (professores, âncoras, atores).

O espaço também inclui a sala das coordenações (espaço destinado ao trabalho de coordenadores de programas e de eixo). Esse ambiente deve possuir equipamentos adequados, atender às necessidades institucionais e permitir o atendimento de indivíduos ou grupos.

Salas de produção: espaços destinados à produção de material didático, acompanhamento de oferta de disciplinas, suporte técnico ao público e administração do ambiente virtual de aprendizagem.

Videoconferência/laboratório de informática/capacitações: espaço multifuncional, destinado a sessões de videoconferência, formações e capacitações da equipe, com possibilidades de práticas de laboratório.

Também há áreas comuns (recepção, banheiros, copa e descompressão).

Uma vez criado, o Cread não só ofertará novos cursos (com fomento próprio e externo) como dará continuidade a ações e projetos que já estavam em andamento pela antiga Dead. O Cread fará estudos, juntamente com os campi, para oferecer cursos em diversos níveis, contribuindo de forma significativa no alcance dos objetivos do estado do Ceará para serem alcançados até 2050.

A fase inicial do funcionamento do Centro pode contemplar cursos de extensão, graduação, especializações e capacitações diversas, tanto com recursos próprios quanto com fomento externo, aproveitando a expertise do IFCE no ensino à distância.

 

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria