Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE homenageia personalidades em noite histórica
conteúdo

Notícias

IFCE homenageia personalidades em noite histórica

SOLENIDADES

Pela primeira vez, Instituto concedeu títulos de doutor e doutora honoris causa; ocasião também teve outorga de medalhas e destaques da gestão
última modificação: 21/12/2022 16h51
Governadora Izolda Cela foi uma das agraciadas com título de Doutora Honoris Causa (foto: Filiphe Sá)

Governadora Izolda Cela foi uma das agraciadas com título de Doutora Honoris Causa (foto: Filiphe Sá)

Em uma noite festiva que ficará marcada na nossa trajetória, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) reuniu a comunidade para homenagear pessoas importantes em diferentes áreas - dentro e fora da Instituição. Em três momentos distintos, a Reitoria rendeu merecidos aplausos àqueles que abraçam as causas da educação e da cidadania. As solenidades foram presididas pelo reitor Wally Menezes.

A noite começou com a inédita concessão de títulos de doutor e doutora Honoris Causa por parte do IFCE. Os títulos são destinados a personalidades, externas ao nosso instituto, que se tenham distinguido pelo exemplar exercício de atividades acadêmicas ou que, de forma singular, tenham prestado relevantes serviços à casa. Os agraciados foram a governadora do Ceará Izolda Cela, a ativista pelos direitos das mulheres Maria da Penha e o professor, engenheiro e ex-deputado Ariosto Holanda.

Referência na área da engenharia, ciência e inovação do estado, Ariosto Holanda foi representado na solenidade por sua esposa, Olga de Castro Holanda. O professor enviou um depoimento por vídeo, que foi acompanhado por todos na plateia. "Fiquei muito emocionado ao receber a resolução do Conselho Superior colocando não só o meu nome, mas também os de duas mulheres guerreiras como Izolda Cela e Maria da Penha. Devo muito a essa instituição. Tudo começou quando o então diretor César Araripe me concedeu uma homenagem como Símbolo do Trabalho do Ceará", disse Ariosto. 

Maria da Penha, um verdadeiro símbolo nacional e internacional de combate à violência contra a mulher, relembrou na solenidade sua trajetória de sua busca por justiça diante das duas tentativas de feminicídio que sofreu - luta que culminou em um amplo movimento para a elaboração da Lei Maria da Penha e no instituto que também leva o nome da ativista. "Os ideais do IFCE vão na mesma direção dos que são praticados pelo nosso Instituto. Me sinto muito feliz ao receber essa homenagem, que dá mais forças no desafio de conduzir nossa missão", disse a palestrante, indicada em 2016 ao Prêmio Nobel da Paz.

Izolda Cela escreveu seu nome na história cearense por ser a primeira mulher a assumir o cargo de governadora do estado. Educadora em sua essência, a gestora manifestou sua gratidão ao receber a honraria. "Tenho o dever de compartilhar esse título com todos os que me acompanham. Comendas dessa natureza representam sempre uma honra e uma responsabilidade. Agradeço ao IFCE pelo reconhecimento, e fico muito feliz", disse Izolda, recebendo inúmeras demonstrações de carinho de todos os presentes na solenidade.

O reitor Wally Menezes destacou a importância desse momento. "Ciência, tecnologia, pesquisa e educação estão no DNA do povo cearense. A missão do IFCE é dizer que as pessoas podem fazer ciência, e que são capazes. Nossos homenageados também possuem esse ideal em suas vidas", disse o gestor.

Emoldurando a ocasião festiva, as apresentações do tradicional Coral do IFCE (regido pelo professor Davi Silvino) e da Banda de Música do Instituto (sob o comando do professor Antônio Tenório) deram o tom natalino à noite.

Medalha do Mérito Educacional: reverência a professores, técnicos, alunos e membros da sociedade

A noite prosseguiu com o segundo momento - a outorga da Medalha do Mérito Educacional Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe. Criada em 2017, a comenda é destinada a pessoas que se distinguem pela contribuição ao desenvolvimento do Instituto e da Educação Profissional e Tecnológica, homenageando representantes dos segmentos Docente, Técnico Administrativo, Discente e Sociedade Civil. A medalha faz referência, através de seu nome, ao professor e advogado Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe, ex-diretor da então Escola Técnica Federal do Ceará entre os anos 1970 e 1980.

No segmento docente, os premiados foram os professores José Façanha Gadelha (ex-diretor do campus Limoeiro do Norte) e Raimundo Leandro Neto (ex-professor do campus Cedro). Ambos muito queridos e lembrados em suas respectivas unidades e também em outros campi, os professores agradeceram emocionados em seus discursos. Entre os técnicos, as agraciadas foram Samara Tauil Vitorino, que dedicou vários anos à área de Gestão de Pessoas no nosso IF, e Severina Gadelha Figueiredo, técnica em assuntos educacionais que desempenhou um trabalho relevante na Instituição, enquanto efetiva, nos campos didático, curricular, pedagógico e organizacional.

Mais duas mulheres notáveis subiram ao palco para representar a categoria discente: a primeira delas foi Ana Karoline Rocha de Oliveira, ex-aluna do curso técnico Integrado em Petroquímica e estudante da Licenciatura em Química do campus Aracati. Bolsista de iniciação científica e de iniciação à docência, pesquisadora e divulgadora científica. Em seguida, a homenageada foi Geovana Ramos, estudante do curso de Física do campus de Sobral que ficou conhecida ao detectar 46 asteróides ao participar do projeto Caça Asteroides MCTI, atividade de Ciência Cidadã do IASC/NASA (International Astronomical Search Collaboration) e de promoção das ciências, em parcerias com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Maria Zelma de Araújo Madeira abriu as homenagens aos representantes da sociedade civil. Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e líder do Grupo de Pesquisa Relações Étnico-raciais, Cultura e Sociedade da Instituição, ela prestou um trabalho relevante junto ao IFCE no concurso de 2016, quando foi membro da comissão de heteroidentificação. Também foi homenageado o filósofo Manfredo Araújo de Oliveira. Professor, escritor e sacerdote católico romano, Manfredo é considerado um dos intelectuais mais importantes do Brasil.

Destaques da gestão fecham a noite

Encerrando a programação na praça Carlos Câmara, no complexo da Reitoria, o reitor Wally Menezes homenageou os ex-gestores do Instituto. Trata-se de merecido reconhecimento às pessoas que, comandando equipes em variadas instâncias, contribuíram para a expansão e a consolidação das ações do nosso instituto, ajudando a concretizar os números que nos fazem ser um dos maiores IFs do Brasil. 

Confira os homenageados:

Virgílio Augusto Sales Araripe (ex-reitor)
Reuber Saraiva de Santiago (ex-pró-reitor de Ensino)
Zandra Maria Ribeiro Mendes Dumaresq (ex-pró-reitora de Extensão)
Tássio Francisco Lofti Matos (ex-pró-reitor de Administração e Planejamento)
Ivam Holanda de Souza (ex-pró-reitor de Gestão de Pessoas)
Manoel Paiva de Araújo Neto (ex-diretor-geral do campus de Acaraú)
Maria Eliani Holanda Coelho (ex-diretora-geral do campus de Acopiara)
Márcia de Negreiros Viana (ex-diretor-geral do campus de Aracati)
Fernando Eugênio Lopes de Melo (ex-diretor-geral do campus de Cedro)
Dijauma Honório Nogueira (ex-diretor-geral do campus de Iguatu)
Francisco Régis Abreu Gomes (ex-diretor-geral do campus de Itapipoca)
Guilherme Brito de Lacerda (ex-diretor-geral do campus de Juazeiro do Norte)
Jânia Maria Augusta da Silva (ex-diretora-geral do campus de Limoeiro do Norte)
Júlio César da Costa Silva (ex-diretor-geral do campus de Maracanaú)
Marcel Ribeiro Mendonça (ex-diretor do campus avançado do Pecém)
Francisco Helder Caldas Albuquerque (ex-diretor-geral do campus de Quixadá)
Eliano Vieira Pessoa (ex-diretor-geral do campus de Sobral)
Anderson Ibsen Lopes de Souza (ex-diretor-geral do campus de Umirim)

O professor Virgílio Araripe falou em nome de todos os homenageados. "Ninguém é gestor sozinho. Graças a Deus, pudemos contar com o apoio e o trabalho dessas pessoas tão comprometidas com o nosso Instituto e sua missão. Nossa palavra é de agradecimento", disse o ex-reitor e atual assessor de Relações Institucionais do IFCE.

Confira as fotos do evento.

Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria