Notícias
IFCE firma parcerias de R$ 20 mi com setor produtivo
INOVAÇÃO
O Instituto Federal do Ceará tem fomentado parcerias com a iniciativa privada por meio do Polo Fortaleza EMBRAPII de Inovação, que garantiram 47 contratos com entes do setor produtivo, totalizando cerca R$ 20 milhões. Nesse processo, destaca-se a participação de mais de 310 alunos oriundos de cursos técnicos, graduações e mestrados ofertados pela instituição e de cerca de 70 pesquisadores.
O IFCE, em outubro de 2014, participou da primeira chamada pública para a seleção de Polos EMBRAPII IF, culminando, em 2015, com a aprovação do Polo EMBRAPII de Inovação do IFCE – PEIFCE, considerado o único polo estruturado da chamada da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que reúne 42 instituições entre Institutos Federais e Cefets.
O credenciamento atesta o alto nível dos projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos pelo Instituto Federal do Ceará, que exigem recursos humanos qualificados e infraestrutura de ponta para garantir a excelência no atendimento a diversas aplicações industriais, startups, microempreendedores individuais, micro, pequenas, médias e grandes empresas nacionais e internacionais.
"Além disso, aspirando a expandir seu campo de atuação, o Polo busca construir parcerias com empresas de Israel, em paralelo aos trabalhos de construção da nova sede do PEIFCE, a ser inaugurada até junho, no intuito de fortalecer e ampliar ainda mais as ações ligadas à inovação", destaca Cristiane Borges, diretora-geral do Polo EMBRAPII de Inovação do IFCE.
Já o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, destacou a excelência dos projetos de pesquisa desenvolvidos por alunos e servidores, cadastrados pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação: "Inclusive temos acompanhado um aumento significativo de registros que, consequentemente, tem garantido também mais publicações em periódicos científicos", afirmar o gestor.
Virgílio Araripe afirma, também, que o Instituto Federal do Cerá tem incentivado a pesquisa e a inovação a partir de investimentos em infraestrutura, qualificação e em programas específicos de produção científica. "Em breve, vamos também inaugurar a sede definitiva do Polo de Inovação IFCE. Nesse novo espaço, teremos mais condições de ampliar nossas parcerias e oferecer cursos, inclusive, de pós-graduação à comunidade", ressalta.
O IFCE tem, ao longo de mais de 100 anos, acompanhado as transformações dos tempos, consonante com as tendências mundiais, na promoção da pesquisa, do desenvolvimento social, da inovação e da extensão tecnológica nas mais diversas áreas do conhecimento.