Notícias
IFCE fatura três medalhas e duas menções honrosas na OMIF
OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
A manhã de domingo (21) foi animada no campus de Fortaleza do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O auditório Castello Branco ficou lotado com alunos de todas as partes do país, por ocasião da entrega das medalhas da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) - uma verdadeira festa do conhecimento e da ciência, com protagonismo total dos estudantes. O IFCE obteve sucesso tanto como anfitrião - ao receber de forma acolhedora as delegações - quanto como competidor, alcançando três medalhas (uma de prata e duas de bronze) e duas menções honrosas.
O campus Fortaleza teve dois medalhistas: Francisco José Gomes de Souza Júnior, aluno do curso de Eletrotécnica (prata) e Caio Benazi Gouveia (bronze), do curso de Telecomunicações - ambos orientados pelo professor Isaac Ricarte. Caio, que já foi medalhista em competições como a Olimpíada Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) falou sobre a nova conquista.
"A notícia até me pegou desprevenido. Eu não esperava ganhar medalha logo na minha primeira participação na OMIF. Espero estar em Cuiabá na próxima edição e ganhar medalha também", disse o estudante, referindo-se à próxima edição do evento, que será sediada pelo Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).
Francisco José, Caio Benazi e o professor Isaac Ricarte, do campus Fortaleza (Foto: Dowglas Lima)
O campus de Caucaia do IFCE também foi destaque, com uma medalhista de bronze e dois alunos agraciados com a menção honrosa. Susanna do Nascimento Medeiros faturou o bronze, enquanto Américo Vitor Moreira Barbosa e Beatriz Alves dos Santos foram premiados com a menção. Todos eles são alunos do curso de Eletroeletrônica e foram orientados na OMIF pelo professor Renato Oliveira Targino. Ele falou sobre a importância desses resultados, fruto do esforço dos estudantes e de uma cultura, fortalecida pelo campus Caucaia, de incentivo à participação em competições do conhecimento.
"Isso nos traz muito orgulho. Valorizo muito a dedicação desses estudantes. Tenho certeza de que muitos outros alunos vão se espelhar neles", destacou o professor Renato Targino.
Américo Vítor, Beatriz Alves e o professor Renato Targino (foto: Dowglas Lima)
Programação especial e clima de reencontro
O IFCE abraçou de forma intensa a missão de receber a segunda fase da OMIF 2022. Sim, isso mesmo - a edição atual é referente ao ano passado, e a fase presencial teve de ser realizada neste ano por conta das consequências da pandemia de Covid-19. Para marcar esse retorno aos encontros presenciais, uma ampla programação foi pensada pelos campi de Fortaleza e Tabuleiro do Norte, as duas unidades do IF envolvidas na organização. A fase final foi iniciada ainda na sexta (19), com a aplicação da prova da Olimpíada e a mostra de laboratórios.
No sábado, os estudantes puderam aproveitar minicursos, oficinas, palestras, mesas temáticas, apresentação de pesquisas e até uma mostra de jogos - tudo voltado para o despertar do interesse pela matemática. O domingo trouxe o momento mais aguardado, o anúncio dos medalhistas. Foram 7,6 mil alunos inscritos na primeira fase da atual edição da OMIF (realizada em novembro de 2022), e 383 nesta segunda etapa. Além disso, foram mais de 600 pessoas inscritas para as palestras, minicursos e oficinas, com ampla participação de alunos das redes públicas de ensino da capital cearense.
Delegação do IFCE na fase final da OMIF (foto: Júlio Pio)
Confira mais fotos da OMIF no IFCE clicando aqui.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria