Notícias
IFCE entrega medalhas e homenagens em noite festiva
HONRARIAS
Reconhecimento. Essa é a palavra que traduz a solenidade realizada na noite de ontem (23) no Memorial do Instituto Federal do Ceará. A terceira edição da outorga da Medalha do Mérito Educacional Dr. Raimundo César Gadelha de Alencar Araripe e da homenagem aos servidores aposentados reuniu representantes de vários segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.
A premiação marcou o aniversário de 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Brasil, completados nesta segunda-feira com festividades e eventos em todo o país.
A solenidade foi comandada pelo reitor Virgílio Araripe e começou com o lançamento do Anuário Estatístico do IFCE 2019 (ano base 2018). A oitava edição da publicação foi apresentada pelo pró-reitor de Administração e Planejamento, Tássio Lofti Matos.
Na sequência, aconteceu a homenagem aos servidores aposentados entre 2018 e 2019. O docente Raimundo Leandro Neto representou os homenageados e agradeceu a honraria. “Fico muito feliz pelo reconhecimento. Nós, os aposentados, ficaremos na retaguarda – mas continuaremos torcendo para que o IFCE siga crescendo e continue contribuindo para o desenvolvimento dos nossos jovens”, destacou.
Aposentados foram homenageados pelo Reitor
Medalha: uma honraria consolidada
Seguiu-se a entrega das Medalhas do Mérito Educacional, momento mais aguardado da noite. Os nomes dos escolhidos são deliberados e aprovados pelo Conselho Superior (Consup), com base na resolução nº 10, de 30 de janeiro de 2017. São premiados os representantes da comunidade externa, técnicos administrativos, discentes e docentes.
Agraciados com a Medalha do Mérito Educacional
Para a terceira edição da premiação, o escolhido para representar a sociedade civil foi o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Judicael Sudário de Pinho. Com extensa carreira no Judiciário cearense, o magistrado já foi também promotor de Justiça e procurador do Estado. Além disso, foi ainda professor de 1º e 2º graus e do curso tecnológico de Gestão em Empreendedorismos Turísticos da antiga Escola Técnica Federal do Ceará, e aluno do curso de Turismo da mesma instituição.
Em seu emocionado discurso, o magistrado destacou a importância da então Escola Técnica em sua vida. “Eu não tinha muitas esperanças, até o dia em que encontrei esta instituição. Nela eu obtive régua e compasso pra lutar por tudo que lutei. Tenho muito orgulho em receber essa homenagem, que guardarei na memória e no coração”.
Na categoria docente, o agraciado foi José Solon Sales e Silva, professor titular do campus de Fortaleza, onde leciona desde 1995. Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Solon é atualmente o curador do Memorial do Instituto e já ocupou diversos cargos na instituição. “Minha responsabilidade agora aumenta ao receber tal honraria. Eu decidi ser educador por vocação. Divido esta honra com meus filhos e meus alunos”, disse o professor, que é um verdadeiro conhecedor da história do IFCE.
Na categoria técnico administrativo, o homenageado foi o administrador Márcio Oliveira Albuquerque, atual diretor de Gestão de Pessoas do campus de Fortaleza. O servidor integra os quadros da instituição desde 1995, quando ingressou na antiga Escola Agrotécnica do Crato. Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Márcio também já ocupou diversos cargos no IFCE, entre os quais o de coordenador de Legislação e Normas do antigo Cefet Ceará.
Por fim, entre os discentes, a medalha foi entregue ao estudante Hermeson de Souza Gomes, do curso técnico integrado em Petroquímica do campus de Caucaia do IFCE.
O aluno foi um dos 27 brasileiros eleitos este ano para o Parlamento Juvenil do Mercosul, por meio do projeto “Metamorfose Juvenil: um caminho a seguir no Mercado de Trabalho”. Hermeson participará de reuniões, debates e visitas a instituições onde o protagonismo juvenil é estimulado até 2020.
“Ressalto o apoio que a instituição dá, principalmente através dos projetos de pesquisa e extensão realizados nas comunidades onde os alunos estão. Isso, sem dúvidas, me encoraja a representar todos os estudantes do Ceará”, destacou o estudante.
No encerramento da solenidade, a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp) entregou uma homenagem ao IFCE em virtude do aniversário da Instituição, com quem a associação mantém parcerias estratégicas. Participaram Ricardo Santana Parente Soares (Presidente da Aecipp) e Francisco Ricardo Beltrão Sabadia (Diretor-Executivo), além do diretor do campus avançado do IFCE no Pecém, Marcel Mendonça.
Diretoria da AECIPP homenageia o IFCE
Fechando os trabalhos, o reitor Virgílio Araripe falou sobre a importância da entrega da Medalha do Mérito Educacional e da homenagem aos servidores que se aposentam. “São pessoas que nos orgulham. Servem de exemplo para todos os que estão chegando nesta casa e que se esforçam para o bem da instituição. Nosso intuito é valorizar a todos, individualmente”, destacou o gestor.
Texto: Dowglas Lima - Reitoria
Fotos: Eugênio Pacelli - Reitoria