Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE é prata no xadrez masculino individual
conteúdo

Notícias

IFCE é prata no xadrez masculino individual

JIF 2023

Terceiro dia de jogos também teve última etapa de tênis de mesa e judô
última modificação: 27/10/2023 10h34
Exibir carrossel de imagens Edson Henrique conquista a prata no xadrez. Foto: Lídia Farias

Edson Henrique conquista a prata no xadrez. Foto: Lídia Farias

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) ganhou medalha de prata no xadrez masculino individual, em prova realizada nesta quinta-feira (26), nos Jogos das Instituições Federais (JIF) 2023. O estudante Edson Henrique Lima, do campus de Aracati, perdeu o ouro para Giovanni Brandão, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), nos critérios de desempate.

O bom desempenho de Edson já era esperado após ele ter conquistado o ouro na etapa regional dos jogos. "A sensação é boa, é sempre bom ganhar medalha, mas ficou um gostinho de 'podia ter sido melhor', principalmente porque ficou decidido nos critérios", lamentou o atleta. Apesar da frustração, ele elogia o adversário: "Não tiro o mérito dele, ele joga muito bem".

Essa foi a última etapa do xadrez nos jogos deste ano. Foram encerradas também as disputas do tênis de mesa e do judô, modalidade em que o IFCE alcançou o 4º lugar na classificação geral. Durante a manhã, foi realizada a segunda etapa do atletismo, com provas de salto em distância, arremesso de peso, 3.000, 5.000 e 400 metros rasos e revezamento de 4x100 metros. A terceira e última etapa acontece nesta sexta-feira (27).

Na segunda etapa da natação, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) brilhou novamente, com medalhas de ouro nos 200m medley masculino e feminino e mais uma vitória para a atleta Vanessa Barbosa, nos 200m livre. Julia Helena, do IFRN, quebrou o recorde nos 50m costa, com o tempo de 34s59, após muita preparação. "Eu treino de segunda a sábado, por 2 horas. É um treino bem puxado e eu pretendo continuar assim para participar dos campeonatos brasileiros", contou. Foram atingidos recordes de tempo também nos 200m medley feminino e nos 100m peito masculino. A programação da modalidade foi encerrada com as provas de revezamento 4x50 livre.

O terceiro dia de jogos contou, ainda, com as últimas rodadas e as repescagens das modalidades coletivas. Hoje, começam as semifinais, e o IFCE segue na disputa no vôlei de praia feminino, no futsal masculino e feminino e no basquete, futebol, handebol e vôlei masculinos.

Confira a programação no site oficial dos JIF 2023 e as transmissões ao vivo no canal TV IFCE.

 

Larissa Lima - Comunicação Social/Tauá