Notícias
IFCE e Instituto Atlântico articulam Centro de Competência EMBRAPII
PARCERIA
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o Instituto Atlântico estão unidos no propósito de buscar um Centro de Competências da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII). A ideia é ampliar as possibilidades de financiamento nas parcerias junto à iniciativa privada. A parceria foi tema de uma reunião realizada nesta terça (26) na Reitoria do IFCE, com a presença do reitor Wally Menezes.
Os recém-criados centros de Competência são um novo modelo de operação pensado para combinar ações de Ampliação e Fortalecimento de competência científica e tecnológica em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação), formação e capacitação de RH em PD&I, associação tecnológica e de atração e criação de startups.
"Queremos trazer mais esse equipamento para disseminar a pesquisa, a tecnologia e a inovação no Ceará, possivelmente na área de TI e Inteligência Artificial", destacou Tarique Cavalcante, diretor-geral do Polo de Inovação do IFCE.
O Polo, que já é uma unidade EMBRAPII, está credenciado para atuar nas áreas de competência de Sistemas Embarcados e Mobilidade Digital, permitindo que empresas do setor industrial desenvolvam projetos de produtos e/ou processos inovadores. "No Polo, nós atendemos as indústrias no desenvolvimento de tecnologias, compartilhando investimentos e riscos. No Centro de Competência, a ideia é trabalhar mais diretamente com pesquisas disruptivas, tendo assim um financiamento maior da EMBRAPII", complementou Tarique.
O Atlântico é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), estruturada na forma de uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos, voltada para a promoção da Inovação através da Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC).
Francisco Moreto, superintendente do Instituto Atlântico, também destacou o início da cooperação. "Estamos muito entusiasmados com a possibilidade de trabalhar de forma conjunta e em rede, consolidando a vocação tecnológica do IFCE e do Atlântico, criando um atrativo para que sejamos contemplados com esse investimento".
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria