Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE e governo do estado iniciam tratativas para uso do CFO nos JIFs
conteúdo

Notícias

IFCE e governo do estado iniciam tratativas para uso do CFO nos JIFs

ESPORTE

Etapa nacional está prevista para o mês de novembro
última modificação: 20/01/2023 14h16
Reunião aconteceu no gabinete da Reitoria, nesta sexta (20)

Reunião aconteceu no gabinete da Reitoria, nesta sexta (20)

Os pró-reitores Cristiane Borges (Ensino), Joélia Marques (Pesquisa, Pós-graduação e Inovação), Ana Uchoa (Extensão) e Reuber Saraiva (Administração e Planejamento) receberam nesta manhã, na Reitoria do IFCE, o secretário de esportes do Governo do Ceará, Rogério Nogueira Pinheiro.

Na pauta, a reedição de uma importante parceria: a utilização do Centro de Formação Olímpica (CFO) para sediar mais uma vez a etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), marcada para novembro de 2023. Vale lembrar que o IFCE já realizou o Nacional em 2018, também no CFO - ocasião que representou um marco para a competição, comprovado através dos vários elogios que as delegações fizeram à estrutura da praça esportiva.

"Iniciamos conversas no sentido de recepcionar essa competição de nível nacional. Vamos trabalhar para oferecer uma estrutura bem melhor do que em edições anteriores", disse o secretário. O CFO também recebeu a etapa nordeste dos JIFs, em 2017.

Também participaram do encontro o chefe do departamento de Educação Física e Esportes da Pró-reitoria de Ensino (DEFE), Tony do Carmo, o coordenador(a) de Eventos e Programas em Educação Física, Delvane Rodrigues, e os professores Kleber Ribeiro e Emmanuel Carneiro, gestores esportivos e coordenadores do projeto Academia & Futebol.

IMG_9503editada.jpg

Tecnologia em nome da segurança

Na ocasião, o professor Pedro Pedrosa, coordenador do Laboratório de Processamento de Imagens e Simulação Computacional (Lapisco) do campus de Fortaleza do IFCE, apresentou ao secretário de esportes pesquisas e soluções desenvolvidas no laboratório e que utilizam Inteligência Artificial no auxílio a segurança nos estádios de futebol, sobretudo através da detecção de poses e gestos suspeitos (alertas de suspeitos de tumultos e/ou brigas), detecção de armas, rastreamento de pessoas, e reconhecimento facial com tecnologia própria, que só precisa de 20% dos recursos que são usados na tecnologia convencional.

 

Dowglas Lima - Comunicação Social

Fotos: Eugênio Pacelli