Notícias
IFCE é finalista no I Concurso de Boas Práticas do MEC
RECONHECIMENTO
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) é finalista em três das seis categorias no I Concurso de Boas Práticas no âmbito do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa, em sua primeira edição, tem como finalidade estimular, reconhecer e premiar ações exitosas relativas ao aprimoramento de governança e integridade dentro da instituição. "Mais uma conquista do IFCE; são três projetos que, certamente, muito fortalecem o nome de nossa rede", analisa o reitor Wally Menezes.
A fase final, neste mês de setembro, prevê avaliação in loco, na qual poderão ser realizadas reuniões presenciais e/ou telepresenciais, visitas técnicas a fim de certificar as informações apresentadas e outros levantamentos necessários à análise da ação. O resultado será publicado entre o período de 24 de outubro a 1 de novembro, após o julgamento por uma comissão específica.
Serão premiadas as duas melhores práticas em cada categoria prevista no regulamento. O prêmio, de caráter simbólico, consistirá em uma placa gravada e um certificado expedido pelo MEC para as instituições vencedoras.
Na categoria “Aprimoramento da Integridade Pública”, o IFCE é finalista com o projeto “Vem Integrar”; já na “Fortalecimento da gestão de riscos e dos controles internos administrativos”, o projeto que chegou à final é o “Modernizando a Distribuição Orçamentária no IFCE: Equidade, Eficiência e Controle Social”; por fim, na categoria “Aprimoramento das atividades de auditoria interna”, o IFCE é finalista com “Metodologia de auditoria baseada em riscos (ABR)”.
Concorreram práticas efetivamente desenvolvidas pelos órgãos, no âmbito do MEC, já implementadas por um período superior a noventa dias, contados do último dia de inscrição no concurso (22 de agosto), para que fosse possível avaliar os avanços delas decorrentes.
Luís Carlos de Freitas - Reitoria