Notícias
IFCE e Fiec vislumbram parcerias
APROXIMAÇÃO
O IFCE recebeu, na manhã desta segunda, a visita de uma comitiva da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), que conheceu de perto, entre outros laboratórios, as instalações do Programa Educacional Brasileiro de Desenvolvimento para iOS (BEPiD/IFCE), no campus de Fortaleza. Em parceria com a Apple, a iniciativa concede aos estudantes do Instituto Federal selecionados as ferramentas necessárias para a criação de aplicativos com a tecnologia iOS. O projeto, que está na segunda turma, já capacitou 80 alunos na primeira etapa.
O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, foi o anfitrião da visita da comitiva da Fiec, composta pelo presidente Beto Studart, pelo diretor-administrativo, Ricardo Cavalcante, e pelo titular do Conselho de Inovação e Tecnologia, Sampaio Filho. Pelo Instituto Federal, também participaram do encontro o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Auzuir Ripardo; o diretor do campus de Fortaleza, Moisés Oliveira; a diretora do Polo de Inovação, Cristiane Borges, e o coordenador de Prospecção do Polo, André Luís Carneiro.
O encontro teve como objetivo aproximar as duas instituições e, como definiu o reitor do IFCE, apresentou também um viés de oportunidades. "As oportunidades apresentadas em uma visita dessa envergadura resultam, consequentemente, no estabelecimento de inúmeras parcerias. São líderes industriais do nosso Estado, entendendo e articulando essas aproximações, orientados pelo reconhecimento da competência institucional do nosso Instituto Federal. É o que foi visto, durante a visita. Enalteceu e confirmou, ainda mais, a excelência do IFCE, na área da inovação", frisou Virgílio.
Para o presidente da Fiec, a visita desperta perspectivas de parcerias. “Vimos aqui o destravamento das relações de forma definitiva, de modo que o mundo científico fique perto da indústria e a indústria perto do mundo científico. Exatamente nessa ‘simbiose’ simples, com ambas as partes atuando em colaboração”, analisou. “A gente vê aqui que os alunos estão inseridos no mundo e não precisam ir para os Estados Unidos, por exemplo, para fazer um grande desenvolvimento. Você tem um arsenal tecnológico muito grande. Tanto o IFCE como a Apple, que está garimpando nossos talentos, e nós cearenses estamos de parabéns”, destacou.
No laboratório, o grupo foi recebido pelo coordenador pedagógico do BPID/IFCE, Carlos Hairon, que apresentou, além da estrutura física de ponta, a concepção do programa em parceria com a Apple. Também expôs exemplos de aplicativos de alunos da primeira turma, que já estão no catálogo da multinacional. “Aqui os alunos selecionados para a formação são instigados, desafiados a seguir em frente, a desenvolver ideias e trocar conhecimento”, resumiu. “Em 2015, publicamos 54 aplicativos e formamos 80 alunos prontos para atuarem no mercado profissional”, acrescentou.
Luís Carlos de Freitas - reitoria