Notícias
IFCE discute parcerias com o governo estadual e o legislativo
PROSPECÇÕES
O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Wally Menezes, esteve reunido com parlamentares e representantes de secretarias do governo do estado na manhã desta segunda (05) na Assembleia Legislativa do Ceará. O objetivo foi debater e identificar áreas de parcerias técnico-científicas entre o Instituto, o governo e o legislativo estaduais.
O encontro foi presidido pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT), presidente da comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca e vice-presidente da comissão de Educação - que representou o presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PDT). Também participaram os secretários de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Inácio Arruda), Meio Ambiente (Artur Bruno) e Recursos Hídricos (Francisco José Teixeira).
Acompanhado das pró-reitoras de Ensino (Cristiane Borges) e de Extensão (Ana Uchôa), Wally iniciou a reunião apresentando números do Instituto - que tem, em suas 35 unidades, cerca de 45 mil alunos, 4500 servidores e 560 cursos, com mais de 5 mil projetos de pesquisa e 6 mil iniciativas de extensão.
Wally Menezes ressaltou a abrangência que pode representar esse trabalho conjunto entre os entes. "É uma ampla parceria por conta da gama de atuações do IFCE. Serão construídas propostas que envolvem economia do mar, tecnologias de informação e comunicação, e smart city, por exemplo - com a aplicação dessas tecnologias ao mundo agro, integradas ao ensino, à pesquisa e à extensão. É uma oportunidade, inclusive, de integrarmos as nossas tecnologias de educação à distância, levando capacitação ao nosso povo", disse o gestor - destacando também as ações de combate ao Coronavírus no IFCE - que incluíram a aquisição de 7 mil tablets e 20 mil chips de internet para alunos de baixa renda, além da concessão de mais de 2 mil auxílios emergenciais para estudantes em situação de vulnerabilidade.
Também participaram do encontro o vice-presidente da comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, deputado Carlos Felipe (PC do B); o secretário executivo do Comércio, Serviço e Inovação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante Neto; o coordenador da Educação Profissional da Secretaria de Educação (Seduc), Rodolfo Sena; o assessor técnico das Cadeias Produtivas da Pecuária da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), Márcio José Alves; Francisco Almeida, da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace); Fátima Feitosa, do Conselho de Altos Estudos da Assembleia Legislativa; Rejane Tavares, chefe de gabinete da Reitoria do IFCE e o professor Marcos Vieira, do IFCE Jaguaribe.
Autoridades após reunião na Assembleia Legislativa
O deputado Acrísio Sena lembrou que o encontro desta segunda foi fruto de uma conversa inicial mantida em junho deste ano entre o presidente da casa (Evandro Leitão) e a gestão do IFCE. "O objetivo é fazer parcerias nos mais diferentes desafios que temos, em muitas áreas: matriz energética, recursos hídricos, a pauta ambiental, trabalho e renda e muitos outros. O IFCE está presente em 33 campi em todo o estado, com uma política de articulação muito forte na área tecnológica e de produção do conhecimento, o que é vantajoso para todo o Ceará", destacou Sena.
Já Inácio Arruda lembrou a ampla história de cooperação entre governo do estado e IFCE, sobretudo com a Secitece. "Já fazemos muita coisa em comum e vamos fazer muito mais. As três universidades estaduais estão à disposição".
O reitor Wally encerrou convidando os secretários, parlamentares e diversas autoridades a conhecer os campi do IFCE em todo o estado, mantendo contato próximo com os diretores-gerais de cada unidade, levando em consideração as vocações e potencialidades locais. Além disso, o gestor do IFCE mostrou interesse em fazer visitas às secretarias de estado, para afinar os detalhes dos projetos.
Leia mais: IFCE e Secitece assinam ordem de serviço de usina fotovoltaica no Pecém
Leia mais: Instituto cria grupo de pesquisadores em Hidrogênio Verde
Texto e fotos: Dowglas Lima - Departamento de Comunicação Social - Reitoria