Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > IFCE debate o papel do gestor na integridade institucional
conteúdo

Notícias

IFCE debate o papel do gestor na integridade institucional

SERVIÇO PÚBLICO

Palestras, troca de experiências e reflexões marcaram o evento na Reitoria
última modificação: 26/11/2022 12h25
Evento foi realizado na reitoria, nesta sexta (25)

Evento foi realizado na reitoria, nesta sexta (25)

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) realizou na tarde desta sexta, 25/11, um ciclo de palestras com o tema central “O Papel do Gestor nas Ações de Integridade do IFCE”, reforçando seu papel de priorizar a cultura da integridade, a governança pública, a transparência e o planejamento estratégico dentro desse contexto. Participaram do encontro, cuja abertura foi ministrada pelo reitor Wally Menezes, diretores de campi, pró-reitores, demais gestores e servidores interessados na temática. Palestrantes convidados compartilharam experiências e elevaram as discussões.

As ações do IFCE na área da integridade são ampliadas a cada ano, envolvendo vários setores decisivos para que essa premissa seja cumprida: Ouvidoria, Corregedoria, Comissão de Ética, Auditoria, Governança e equipes de monitoramento da Lei de Acesso à Informação (LAI). Sobre o evento, o foco nos gestores tem como objetivo fazer com que eles sempre tenham informações atualizadas para promover a integridade em suas respectivas unidades. O objetivo é oferecer um serviço público com mais qualidade, transparência e compromisso com a sociedade.

Na primeira apresentação da tarde, o assessor especial do gabinete do reitoria, Ivam Holanda de Souza, descreveu uma linha do tempo que aponta o quanto o IFCE avançou nessa área. “A integridade funciona bem em harmonia, é preciso que a alta administração esteja empenhada nessa perspectiva”, avaliou Ivam, frisando que a consolidação da cultura da integridade dentro de uma instituição demanda tempo e o instituto tem atuado nesse sentido há vários anos. Criação da Auditoria Interna, Comissão de Ética, Ouvidoria, Departamento de Correição, Plano de Integridade e Coordenadoria de Governança foram alguns pontos destacados.

IMG_6908.JPG

Vale destacar que, ainda na primeira metade deste ano, o IFCE lançou a segunda versão do seu Plano de Integridade, relativa ao período 2022-2024, conjunto de diretrizes que  visa estimular a promoção de uma cultura de integridade, transparência e aperfeiçoamento da estrutura de governança e da gestão de riscos no âmbito institucional.

Programação

O corregedor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, iniciou sua palestra com a reflexão “Para que serve a Corregedoria?”. O convidado definiu esse instrumento institucional como o garantidor do bom serviço público. Para ele, a estabilidade, por exemplo, tem função primordial nesse processo ao colocar o servidor numa posição de “poder questionar” em casos cujos caminhos apontem para irregularidades e /ou desvios de condutas. “A corregedoria atua exatamente nesse sentido, de primar pelo interesse público”, reforçou.

IMG_7006.JPG

Waller também afirmou que um dos papeis da corregedoria nas instituições é conduzir comportamentos. O palestrante destacou ainda três bases que norteiam as ações para que os objetivos sejam alcançados: norma, educação/comportamento e punição proporcional.

O evento seguiu com a inauguração da nova sede do Departamento de Correição do IFCE, no complexo da Reitoria, no bairro Jardim América, em Fortaleza. O espaço proporcionará mais comodidade para a equipe, contando também com uma sala para as perícias médicas realizadas pelo IFCE.

O encerramento do ciclo de palestras ficou a cargo do superintendente da Controladoria Geral da União no Ceará, Giovanni Pacelli.

IMG_6884.JPG

IMG_6995.JPG

IMG_7045.JPG

IMG_7084.JPG

 

 

Luís Carlos de Freitas - Reitoria