Notícias
IFCE apresenta boas práticas de Integridade e Governança
INTERAÇÃO
É cada vez maior a necessidade de transparência na atuação dos diversos entes na administração pública, e essa premissa é fundamental também no Instituto Federal do Ceará (IFCE). Nesse contexto, a Instituição participou do Seminário Boas Práticas em Integridade e Governança Pública, evento promovido pela Controladoria Geral da União (CGU) de 6 a 9 de junho, em Fortaleza.
Na oportunidade o IFCE apresentou duas iniciativas inovadoras. Uma delas é a metodologia de divisão orçamentária entre as unidades do Instituto, desenvolvida pela Pró-reitoria de Administração e Planejamento e apresentada pela diretora de desenvolvimento institucional, Érica Galindo. A segunda trata-se da aplicação de mentorias em liderança estratégica, desenvolvida e apresentada pelo Assessor Especial do Gabinete do Reitor, Ivam Holanda.
Além do IFCE, o encontro envolve outras quatro instituições: Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA) e Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab).
A coordenadora de governança do IFCE, Vládia de Sousa Ferreira, explica que essas instituições têm a incumbência de apresentar um plano de integridade, e que por isso participaram do seminário promovido pela CGU. "A metodologia de divisão orçamentária prevê uma distribuição mais racional dos recursos, com transparência e levando em consideração os dados do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Já a realização de mentorias trabalha com a formação de lideranças em vários níveis estratégicos, o que demonstra a nossa preocupação com a tarefa de prevenir riscos e integrar setores. São duas iniciativas que podem ser aplicadas com sucesso nas outras instituições que participaram do seminário", destacou Vládia.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria