Notícias
IFCE adere ao programa Português como Língua Adicional (PLA)
CONIF
O Instituto Federal do Ceará (IFCE) é uma das doze instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que foram selecionadas na chamada pública de adesão e implementação do Programa Português como Língua Adicional (PLA). O resultado foi divulgado em 30/07, e o Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) é o responsável pela operação do programa e prestará assessoria aos representantes das instituições selecionadas.
O edital tem como objetivo oportunizar às instituições da RFEPCT, vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a oferta do Curso Online de PLA em Rede, como estratégia de fortalecimento da internacionalização em suas instituições.
A formulação do curso nasceu no Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conif (Forinter), a partir da proposta das Assessorias de Relações Internacionais do IFSULDEMINAS e do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Para dar o caráter de pluralidade, que é uma marca registrada das instituições, um grupo de trabalho foi constituído ainda em 2020 para discutir diretrizes e ações para ampliação das ações da Rede Federal para atendimento da demanda.
O curso é voltado para o fortalecimento das políticas de internacionalização e tem o intuito de promover a educação do idioma na Rede como língua adicional para formar cidadãos capazes de transitarem em diversos contextos globais e interculturais. A lista com as instituições selecionadas está disponível abaixo:
Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Instituto Federal de Brasília
Instituto Federal de Pernambuco
Instituto Federal de Mato Grosso
Instituto Federal do Amapá
Instituto Federal de Mato Grosso do Sul
Instituto Federal do Ceará
Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Instituto Federal do Rio Grande do Sul
Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
Instituto Federal de Roraima
Instituto Federal de São Paulo
O PLA em Rede é um curso online de 250 horas, oferecido por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) e dividido em 18 lições, sendo aberta uma nova lição a cada semana. A previsão é que os cursos de português tenham início em agosto de 2021 e a seleção dos estudantes seja feita diretamente pelas instituições que optarem pela oferta em seus campi. O programa foi lançado na quarta-feira (5/5) em uma solenidade on-line e teve a participação de assessores de Relações Internacionais, reitores e outros servidores interessados no tema.
Eventuais dúvidas poderão ser solucionadas por meio do endereço portuguesemrede.conif@gmail.com.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif