Notícias
I Bienal de Música do IFCE: inscrições abertas para oficinas
ARTE E APRENDIZADO
Um dos pontos mais aguardados da programação da I Bienal Internacional de Música do IFCE – Paulo Abel do Nascimento são, sem dúvidas, os masterclass e oficinas. Concebidos como pontos centrais do evento e pensados de forma a otimizar o aprendizado e a troca de experiências, esses momentos prometem movimentar vários espaços durante a Bienal, que acontece de 29 de novembro a 1º de dezembro de 2018. As inscrições já estão abertas.
Uma rápida olhada no catálogo de experiências previstas para o evento dá uma ideia da riqueza da programação. Uma das oficinas será a de Canto, Técnica e Expressão, tendo à frente a profª Cecília Stanzione. Também será oferecida a oficina Prática de Choro, que será ministrada pelo professor Mário Sève. “Canções – Cantigando na Escola” é o tema da oficina que terá à frente a profª Izaíra Silvino.
O evento terá também a oficina de Elaboração de Projetos Culturais com o prof. Arley França, Sons Transversais com o Prof. Marcelo Leite, Perspectivas Metodológicas para a Prática e o Ensino de Violão Coletivo (prof. Eddy Lincolln), Arranjo Vocal (prof. Marcos Paulo Leão), Cancioneiro e Ritmos Afro-Ameríndios (com os professores Ricardo Nascimento/Joel Oliveira/Jardson Moreira), Harmonia e Improvisação (prof. Édson Távora), Acordeom na Escola: Desafios Pedagógicos (prof. Nonato Cordeiro).
Além disso, a Bienal trará a palestra Trajetórias Formativas Profissionais em Música: Um Estudo com Estudantes do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFCE/Fortaleza, ministrada pelo prof. Alexandre Vieira. Complementando, haverá o lançamento do CD autoral do prof. Carlos Crisóstomo, no qual o compositor toca instrumentos como violão, cavaquinho, bandolim, baixo, guitarra, viola e alguns instrumentos de percussão além de fazer toda programação de instrumentos sampleados.
A Bienal tem apoio de várias instituições: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As inscrições podem ser realizadas aqui. Confira a programação completa clicando aqui.
Dowglas Lima - Reitoria