Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Histórias de alunos marcam a emoção dos 111 anos
conteúdo

Notícias

Histórias de alunos marcam a emoção dos 111 anos

Estudante de Caucaia é exemplo de sucesso em competições de conhecimentos
última modificação: 23/09/2020 17h25
Na ordem, alunos Victor Klisman, Flarysson Elias e Ernando de Farias Filho e o professor Jerciano Feijó (arquivo pessoal/Flarysson Elias)

Na ordem, alunos Victor Klisman, Flarysson Elias e Ernando de Farias Filho e o professor Jerciano Feijó (arquivo pessoal/Flarysson Elias)

A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica chega ao marco de 111 anos de histórias comemorando, também, centenas de relatos de êxitos de alunos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). São muitos estudantes envolvidos em olimpíadas de conhecimentos, praticando o aprendizado para além das salas de aulas por meio da ampliação da experiência acadêmica, apoiados por professores, diretores de campi e coordenadores de cursos.

Com o intuito de promover a formação holística mediante o estímulo à participação dos alunos em competições de saberes, o IFCE tem angariado uma infinidade de casos de sucesso ao longo desses anos, nas suas mais diversas unidades pelo Estado. Finalistas, medalhistas e classificados em competições de níveis locais, regionais, nacionais e até internacionais são méritos da instituição e dos que fazem parte dela.

O campus de Caucaia é um desses exemplos de sucesso, que, ano passado, angariou o primeiro e segundo lugares na competição Arduino Day (internacional), a medalha de prata em olimpíadas de História (nacional), de Ciências (nacional) e de Robótica (estadual), e medalha de bronze em olimpíadas de Astronomia e Astronáutica (nacional) e de Geografia (regional). Além disso, conquistou classificação em maratona de Química (estadual).

O estudante Flarysson Elias, do campus de Caucaia, é um entusiasta e relata um pouco da experiência de poder participar dessas competições. Ele e sua equipe conquistaram medalha de prata na 11ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, realizada na Universidade de Campinas, no ano passado, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

“Foi uma experiência muito boa, nós estávamos bem empenhados para essa olimpíada. Tivemos que conciliar nosso curso no IFCE com a competição. Vimos que o trabalho em equipe nesse processo era importante, além do apoio dos professores. Queremos agradecer muito ao IFCE porque, se for dada a oportunidade e as ferramentas certas, o aluno vai longe. Foi a realização de um sonho. Nunca pensamos em sair de Caucaia, do sertão, ir para São Paulo e de lá sair com medalha de prata”, diz Flarysson.

O estudante tem uma história de meia década dentro do IFCE, tendo começado com o Pró-Técnico, cursinho preparatório para os cursos técnicos oferecido pelo instituto, pelo qual foi aprovado para Eletroeletrônica, no campus de Caucaia, e hoje já está cursando nível superior de Licenciatura em Química da unidade. Nas contas do aluno, serão ao todo oito anos e meio de dedicação acadêmica dentro do instituto abertos a muitas outras conquistas.

Na ordem, alunos Victor Klisman, Flarysson Elias e Ernando de Farias Filho e o professor Jerciano Feijó (arquivo pessoal/Flarysson Elias)

Deborah Sampaio – Reitoria