Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Gestores avaliam positivamente encontro com a Câmara de Inovação
conteúdo

Notícias

Gestores avaliam positivamente encontro com a Câmara de Inovação

INTERAÇÃO

Procuradores federais atuantes em importantes instituições do país estiveram no IFCE e na FIEC, esclarecendo dúvidas
última modificação: 19/08/2022 15h24
Procuradores durante encontro no auditório da Reitoria do IFCE (foto: Filiphe Átila)

Procuradores durante encontro no auditório da Reitoria do IFCE (foto: Filiphe Átila)

Em um mundo cada vez mais complexo, a inovação se torna ainda mais estratégica, e as instituições de ciência e tecnologia exercem papel determinante nessa realidade. Partindo dessa premissa, o Instituto Federal do Ceará (IFCE) recebeu a Câmara Permanente da Ciência, Tecnologia e Inovação da Procuradoria-Geral Federal da Advocacia Geral da União (AGU). Foram dois dias de debates, troca de experiências e utilização de casos concretos para, a partir da experiência dos procuradores, traçar e aprimorar caminhos embasados e fundamentados para um crescimento ainda mais pujante da pesquisa no estado.

A Câmara tem papel relevante na interpretação, orientação e elaboração dos marcos legais de inovação no país, discutindo as formas mais seguras, do ponto de vista jurídico, da aplicação dos benefícios da legislação no país que trata da pesquisa, desenvolvimento e inovação, mitigando os entraves na construção de acordos de parcerias entre a academia e empresas, reverberando os benefícios aos governos e a toda sociedade. Além do procurador-chefe da Procuradoria Federal junto ao IFCE Tarcísio Bessa, participaram os procuradores federais Ludmila Meira Maia Dias, Saulo Pinheiro de Queiroz, Diana Guimarães Azin, Leopoldo Gomes Muraro, José Olímpio Ribeiro Silveira e Deolinda Vieira Costa.

A programação iniciou na quarta-feira (17) em um dos ambientes mais frutíferos na relação entre academia e empresas no Ceará: o Polo de Inovação do IFCE. Por lá, os procuradores realizaram uma reunião interna na parte da manhã e, à tarde, conversaram com pesquisadores do Instituto, tirando dúvidas a partir da experiência acumulada em conceituadas instituições de ciência e tecnologia do país. Conduzidos pelo diretor Tarique Cavalcante, os membros da Câmara conheceram a estrutura do Polo e o volume de projetos estabelecidos pelo IFCE através da unidade.

WhatsApp Image 2022-08-19 at 08.19.05.jpg

Procuradores, pesquisadores e gestores no Polo de Inovação do IFCE (foto: IFCE/Divulgação)

Também no dia 17, a Câmara Permanente esteve no auditório da Reitoria do IFCE, em uma conversa aberta e participativa com pró-reitores, diretores de campi, gestores e participantes de iniciativas de pesquisa. O momento foi transmitido ao vivo pelo canal do IFCE no YouTube (clique aqui para assistir a live). Já no dia 18, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu os procuradores para uma reunião no turno da manhã e, em seguida, já à tarde, mais um momento de resolução de dúvidas - dessa vez para a plateia de inscritos no evento no auditório da Federação.

Em todos os momentos, a presença de público e o grau de participação superou as expectativas da organização. Membros de diversas organizações e níveis de gestão trouxeram suas experiências para que os especialistas pudessem analisar e aconselhar, dando o direcionamento para uma maior eficiência, celeridade e segurança em ações futuras.

WhatsApp Image 2022-08-18 at 09.56.05.jpg

Membros da Câmara de Inovação dialogando no auditório da Reitoria do IFCE (foto: Filiphe Sá/IFCE)

 

180822_comitiva IFCE_Fotos Marilia Camelo13 (1).jpg

Grupo esteve na FIEC, conversando com o setor empresarial/industrial (foto: FIEC/Divulgação)

Interações proveitosas

Os gestores envolvidos avaliam positivamente a vinda da Câmara Permanente da Ciência, Tecnologia e Inovação, que representou um valioso momento de orientação para quem trabalha diariamente com pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. O reitor Wally Menezes falou sobre o evento. "Tratamos de assuntos que estão não somente na área tecnológica, e sim também na extensão em toda a sua amplitude, bem como na valorização e prospecção de projetos relacionados a arte, cultura e desenvolvimento institucional, relacionando inclusive com as fundações de apoio - sobretudo a nossa FAIFCE (Fundação de Apoio ao IFCE). O objetivo foi o de ajudar a buscar, com toda a segurança jurídica, oportunidades externas à instituição, que existem em bom número", disse o reitor.

Joélia Marques, pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, também fez um balanço positivo do encontro. "aqui no IFCE e no Ceará, buscamos sempre dialogar com todas as instituições, inclusive com a FIEC, representando o setor empresarial/industrial. Temos um contato próximo com os pesquisadores e gestores das instituições de ciência e tecnologia do estado - e esse momento foi muito rico, com partilha de conhecimentos. O objetivo da câmara é divulgar os marcos legais, desmistificar a Lei de Inovação e trazer perspectivas da aplicabilidade desses normativos", disse a gestora.

Membro da câmara, o procurador chefe do IFCE, Tarcísio Bessa ressaltou o momento único na trajetória do grupo, criado em 2018. "Já viajamos o país há quatro anos em eventos com essa mesma característica, mas nunca havíamos experimentado um formato como esse. Trata-se de um momento de troca de experiências, e nunca visitamos uma instituição sem que tenhamos passado por um aprendizado no contato com gestores, pesquisadores e técnicos", disse Tarcísio, ao lado dos colegas no auditório do IFCE.

 

Dowglas Lima - Comunicação Social