Notícias
Etapa nacional dos JIF começa nesta segunda (23)
ESPORTE
A capital cearense vai voltar a receber uma das maiores competições do esporte escolar do país: a etapa nacional dos Jogos das Instituições Federais (JIF 2023) vai reunir cerca de mil alunos-atletas de todas as regiões do Brasil, de 23 a 28 de outubro, em Fortaleza. O Instituto Federal do Ceará (IFCE) é, mais uma vez, anfitrião dos jogos - que foram realizados pela primeira vez no estado no ano de 2018. A solenidade de abertura acontece nesta segunda (23), às 19h, no ginásio do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO).
O evento terá disputas no Atletismo, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Xadrez, Basquete, Futsal, Futebol, Handebol, Voleibol e Vôlei de Praia. Das 11 modalidades, dez acontecerão no CFO, enquanto as provas de Atletismo serão realizadas no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os jogos têm o objetivo de incentivar práticas esportivas e culturais entre os alunos, desenvolvendo o intercâmbio socioesportivo e a promoção da saúde dos estudantes, nas dimensões física, emocional e social.
Competição envolve 11 modalidades em diversos espaços (foto: Eugênio Pacelli/IFCE)
Serão 36 delegações com representantes de Institutos Federais de 25 estados brasileiros e do Distrito Federal, incluindo também o Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, e o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).
A abertura será presidida pelo reitor do IFCE, Wally Menezes. A solenidade terá também as presenças da presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria Leopoldina Veras, e do diretor de Desenvolvimento da Rede Federal, Marcelo Bregagnoli, que na ocasião representará o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira. A festa também terá a participação dos reitores e gestores das diversas instituições participantes.
A abertura também terá a participação das equipes e das torcidas - com uma programação marcada pelos tradicionais momentos solenes desportivos (acendimento da pira, juramento dos atletas) e que inclui ainda a apresentação cultural do grupo LifeDance.
Torcidas prometem dar um show mais uma vez no CFO (foto: Eugênio Pacelli/IFCE)
Todos os detalhes dos cinco dias do evento estão sendo cuidadosamente preparados pela Comissão Organizadora dos Jogos das Instituições Federais (COJIF), através de suas múltiplas comissões e equipes de trabalho - tudo visando garantir o bem-estar e a segurança dos estudantes, servidores e demais profissionais envolvidos na competição. Como de costume, uma ampla equipe de saúde estará à disposição dos atletas, além de serviços de alimentação, transporte e hospedagem.
"Estamos trabalhando para fazer o melhor evento possível. Queremos mostrar que a Rede Federal é grande, plural, diversa e repleta de pessoas inspiradoras. Será um prazer receber o Brasil inteiro no nosso Ceará, uma prova da nossa capacidade e potencial", disse o reitor Wally Menezes, do IFCE.
Centro de Formação Olímpica (CFO) volta a sediar os JIF; Atletismo ocorre no campus do Pici da UFC (foto: Dowglas Lima/IFCE)
Os jogos são promovidos pelo Governo Federal, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Retrospecto positivo
O IFCE tem vários motivos para esperar um bom desempenho nos JIF 2023 - tanto nas modalidades esportivas quanto na organização. O Instituto levou uma delegação de mais de 120 atletas para a etapa Nordeste dos JIF, realizada em Natal/RN, de 25 a 30 de setembro. Os cearenses voltaram das terras potiguares com 12 medalhas na bagagem, sendo seis ouros, duas pratas e quatro bronzes.
Foram dois ouros no Atletismo, com José Jhones (campus de Juazeiro do Norte), nos 800 e 1.500 metros, e duas medalhas douradas também no Judô, com Alice Alves Correia (Juazeiro do Norte), na categoria pesado (até 78 kg), e Paulo Henrique da Silva Almeida (Umirim), na classe ligeiro (até 55 kg). Edson Henrique, da unidade de Aracati, foi campeão no torneio individual masculino de Xadrez, e o time de basquete masculino do IFCE também conquistou o título.
As duas pratas vieram do Judô, ambas com alunos do campus de Fortaleza: Thiago Rony Carneiro Rodrigues (meio-médio - até 73 kg) e Levi Vasconcelos de Sousa (médio - até 81 kg). Na natação, Maria Eduarda Fonteles (Fortaleza) conquistou o bronze nos 200m livre, mesma medalha alcançada por Marília da Silva, de Tauá, terceira colocada no torneio individual feminino de tênis de mesa. As equipes de Basquete feminino e Handebol Masculino também trouxeram bronze.
Para o nacional, a expectativa é de mais conquistas: por sediar o evento, o IFCE tem vagas garantidas em todas as modalidades - um motivo a mais para que a torcida local apoie os nossos atletas. "Estaremos em casa e com o apoio dos colegas, da equipe e da torcida. Fico muito feliz de levar a bandeira da minha instituição e do estado, porque mostra para outros jovens que qualquer um pode ser vencedor, provando para as outras regiões que estamos firmes, fortes e prontos para lutar e vencer", disse Paulo Henrique Almeida, do Judô.
A equipe do IFCE conta com a expertise de ter sediado a etapa Nordeste em 2017 e o Nacional em 2018, ambas no CFO, com muito êxito. A estrutura, que tem mais de 85 mil m², oferece as condições ideais para a prática de diversas modalidades esportivas e também conta com acomodações para cerca de 200 atletas.
Dowglas Lima - Comunicação Social - Reitoria