Notícias
Estudantes embarcam para intercâmbio na Europa
IFCE Internacional
No começo da madrugada desta segunda (13), mais seis estudantes embarcaram para Portugal através do programa IFCE Internacional, que concede bolsas de estudo para alunos do IF. Silvia Paula da Silva Alexandrino, Leontina Maciel da Silva (estudantes do Bacharelado em Nutrição do campus de Limoeiro do Norte), Elnatan Nascimento de Sousa (da Licenciatura em Física do campus de Acaraú), André Luís Soares de Moura (aluno de Tecnologia em Hotelaria do campus de Aracati), Mikael Furtado Pereira Lima (Licenciatura em Química, campus de Ubajara) e Francisco Geocleciano Nascimento (aluno de Tecnologia em Processos Ambientais do campus de Camocim) partiram para um período de seis meses de muito aprendizado no Instituto Politécnico de Bragança. A aluna Luana Benedito, estudante de Educação Física de Juazeiro do Norte, embarcou no dia 01º de fevereiro.
O reitor do IFCE, Virgílio Araripe, foi ao Aeroporto Internacional Pinto Martins desejar boa sorte aos estudantes. "Essa é uma oportunidade única de complementar as disciplinas que eles cursam, sem falar no desenvolvimento cultural que eles ganham nesses países. O IFCE não se limita aos seus campi. Através do IFCE Internacional, trabalhamos para que nossos alunos tenham uma visão mundial", disse VirgílioNos momentos que antecederam o embarque, muita expectativa. Familiares e amigos despediram-se dos alunos. "Outros intercambistas me falaram que é uma experiência muito enriquecedora. Tanto pelo conhecimento diferenciado quanto pelo contato com uma nova cultura e novas pessoas", disse Silvia Alexandrino, que vai participar de um curso de Dietética e Nutrição em Bragança.
Sonho realizado
Na noite desta segunda (13), mais três alunos dos campi de Tauá, Sobral e Tianguá embarcaram, sendo dois para o Porto e um para Bragança. Débora da Silva Sousa (Tecnologia em Telemática - Tauá), Fábio de Paiva Neres (Tecnológico em Mecatrônica Industrial, Sobral) e Luiz Felipe Batista Castro (Técnico em Informática, Tianguá) se juntaram aos demais colegas em terras lusitanas.
"Como um menino do interior, de origem humilde, nunca imaginei fazer uma viagem desse porte - para fora do país, para estudar o que mais amo", disse Fábio Neres, que nos próximos meses vai se dedicar a um curso de Engenharia e Energias Renováveis no Instituto Politécnico do Porto. Para o reitor em exercício Ivam Holanda, testemunhar esse momento na vida dos jovens é um privilégio. "Trata-se de uma experiência muito edificante, que eles vão levar para o resto da vida", disse o reitor em exercício, Ivam Holanda.
Já são 90 estudantes contemplados nos cinco anos do programa IFCE Internacional, que além de Portugal oferece bolsas de estudo em instituições do Canadá e da Espanha. "A maioria dos bolsistas é do interior do estado e, através do programa, eles têm a oportunidade de realizar sonhos. A partir desse intercâmbio eles passam a pensar globalmente e agir localmente em suas comunidades", destacou Francisco Gutenberg Albuquerque Filho, assessor de Relações Internacionais do IFCE, que também acompanhou de perto o embarque dos alunos.
.
Por Dowglas Lima - Reitoria