Você está aqui: Página Inicial > Noticias > Notícias de destaques > Estudantes e professores fazem imersão no Hotel Escola de Guaramiranga
conteúdo

Notícias

Estudantes e professores fazem imersão no Hotel Escola de Guaramiranga

Grupos participantes são recebidos para atividades práticas nos laboratórios da unidade
última modificação: 25/10/2024 10h31
Produção de bebidas à base de café em Guaramiranga

Produção de bebidas à base de café em Guaramiranga

Projeto do campus de Guaramiranga do Instituto Federal do Ceará (IFCE) tem permitido a professores e estudantes uma imersão acadêmica no Hotel Escola de Guaramiranga, unidade ligada ao campus, localizado no Maciço de Baturité, região serrana e de grande potencial turístico e gastronômico cearense. A ideia é recepcionar grupos ligados ao eixo de Hospitalidade e Lazer dos campi do IFCE, bem como de outras instituições, para realizarem atividades de ensino no Hotel.

A proposta é que o Hotel Escola, enquanto laboratório, possa atender a esses grupos numa ação educativa, oportunizando aos participantes conhecerem a unidade ao passo em que possam realizar atividades nos diversos laboratórios da Hospitalidade e Lazer do campus, quais sejam o de Recepção e Reservas, de Governança, de Cozinha e Restauração, além de Marketing em Eventos”, diz a diretora-geral do campus de Guaramiranga, Francisca Lúcia Sousa de Aguiar.

A unidade já recepcionou alguns grupos de alunos e professores do IFCE, como o campus de Fortaleza, primeira unidade participante da iniciativa, além do campus de Aracati, cujos participantes realizaram atividades de preparação e degustação de bebidas à base de café, no início deste segundo semestre. O próximo campus agendado para participar da imersão, no mês de novembro, é o de Baturité, também localizado na região cearense do Maciço de Baturité.

Ainda nesta semana estamos recebendo também um grupo do curso regular de Guia de Turismo do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para dois dias de hospedagem no Hotel Escola”, diz Lúcia. Ela explica a dinâmica para organização dessas ações: “Os professores da instituição interessada entram em contato conosco, quando verificamos os períodos possíveis, identificamos a quantidade de participantes e então viabilizamos a imersão junto com a equipe técnica do campus”.

Com a repercussão positiva do projeto, a ideia é que em breve seja institucionalizado dentro do IFCE para permitir a criação de meios de alcançar mais adeptos, possibilitando que mais instituições passem pela experiência “in loco” no campus de Guaramiranga. A iniciativa já foi, inclusive, compartilhada na programação do Fórum Anual de Turismo e Hospitalidade, realizado pela unidade, com o intuito de visibilizar a ação para todos os campi do IFCE.