Notícias
Equipes do IFCE são premiadas na Maratona Samsung de Programação
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Quatro equipes do IFCE foram premiadas na Maratona Samsung de Programação na USP, em São Paulo. Elas ficaram entre as 32 finalistas das mais de 170 equipes inscritas no Brasil inteiro na maratona de programação de aplicativos para Android, focada na educação básica.
A Maratona UNICEF Samsung teve o objetivo de desenvolver aplicativos móveis educacionais que promovam a inovação e a aprendizagem para alunos do 6º ao 9º ano nas áreas cruzadas das disciplinas do ensino fundamental de escolas públicas visando melhorar a qualidade da educação e reduzir o número de crianças e adolescentes em atraso escolar, garantindo o direito de aprender.
Com o final da Maratona, as tecnologias poderão ser utilizadas em escolas públicas e beneficiar estes estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Os quatro apps aprovados do Ceará são dos campi de Fortaleza e de Jaguaruana. Os prêmios recebidos: 5 mil reais para cada equipe e um tablet para cada membro.
Do vale do Jaguaribe vieram as equipes Relíquias do Brasil, Nexo Temporal e Tio Caverna. A equipe Relíquias do Brasil teve, como orientador, o prof. Daniel Diego Lacerda Cirilo e, como integrantes, Dárcio Matheus de Oliveira Silva, César Augusto de Oliveira Valente, Maria Josivania Oliveira Pinheiro e Ana Carla Rocha Silva. Na equipe Nexo Temporal, a coordenação é do professor Daniel Diego Lacerda Cirilo, e o grupo é composto pelos alunos Lea Rubia Maurício da Silva, Diogo Alexandre Lima Silva, Francisco Leandro Maciel Lima e João Paulo Nascimento de Oliveira. O time Tio Caverna (que desenvolveu o app Tabuleiro Evolutivo) teve os seguintes membros: professor orientador Daniel Diego Lacerda Cirilo e os alunos João José Celedonio da Silva Costa, Samuel Jorge de Melo, Ismael Pereira da Silva e Larissa Helloá Silva Valente.
Do campus de Fortaleza participou a equipe Galacticus, orientada pelo professor Gilvandenys Leite Sales. O time foi composto pelos alunos Thomas Gregh de Brito, Luiz Henrique dos Anjos Santos, Isaac Gondim Geraldo e Francisco Lindonjohnson Peixoto Lourenço.